A República Popular da China vai doar à República de Moçambique cerca de 15 milhões de dólares destinados à construção do aeroporto de Xai-Xai, capital da província de Gaza, no sul do país, localizado a pouco mais de 200 quilómetros da capital moçambicana.
O protocolo foi assinado na semana passada, na cidade de Maputo, pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e pelo embaixador da China em Moçambique, Su Jian.
Nyeleti Mondlane disse na altura que o aeroporto vai se juntar às outras infraestruturas do sector aeroportuário já existentes em quase todas províncias do país, cujo papel tem sido preponderante para o crescimento do setor turístico e desenvolvimento de Moçambique.
“Pela sua proximidade à cidade de Maputo, o futuro aeroporto de Xai-Xai vai, a médio e longo prazos, desempenhar igualmente um papel muito importante como um aeroporto alternativo em situações de emergência, bem como facilitar a assistência das populações quando ocorrem calamidades naturais”, afirmou a vice-ministra, que assegurou que o aeroporto de Xai-Xai vai colocar ainda a província de Gaza no circuito regional e internacional.
Por seu turno, o embaixador da República Popular da China disse que a China vai continuar a apoiar a construção de infraestruturas em Moçambique para reduzir a diferença no desenvolvimento entre o norte e o sul do país.