China suspende voo entre Xi’an e Lisboa devido a casos confirmados de covid-19

As autoridades chinesas anunciaram nesta quinta-feira, dia 27 de maio, a suspensão da ligação aérea entre Portugal e a China, por um período de duas semanas, após detetarem sete casos de covid-19, no passado dia 14 de maio, num voo oriundo de Lisboa.

Em comunicado difundido no seu portal oficial, a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) informou que o voo entre Lisboa e a cidade chinesa de Xi’an, operado pela companhia aérea Beijing Capital Airlines, passa a estar suspenso a partir de 31 de maio. “Após o período de suspensão, a operação pode ser retomada, com a frequência de um voo por semana”, lê-se na mesma nota.

Em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confirmou ter tido conhecimento da suspensão do voo directo entre Portugal e a China, adiantando que a ligação se destinava, atualmente, sobretudo a cidadãos chineses.

“O voo Lisboa-Xi’an era o único voo directo atualmente em operação entre Portugal e a China e destinava-se sobretudo ao transporte de cidadãos chineses, dadas as restrições de entrada de cidadãos estrangeiros em território chinês”, afirmou Santos Silva.

O país asiático, onde a covid-19 surgiu em dezembro, foi o primeiro a conter o surto, pelo que passou a temer uma ressurgência devido aos casos oriundos do exterior, sobretudo chineses que tentam regressar ao país.

As autoridades chinesas reduziram as ligações aéreas com o exterior, no final de março do ano passado, à medida que o novo coronavírus se alastrou pelo mundo.

A Beijing Capital Airlines tinha retomado as ligações entre a China e Portugal em agosto passado.

 

  • Notícia atualizada em 31 de maio de 2021

1 Comments

  1. Avatar

    Foi pena não se ter lido há um ano e meio atrás: “Portugal Suspende Voo Entre Xi’an E Lisboa Devido A Casos Confirmados De Covid-19” mas não houve coragem… “não vale a pena fazer testes, apanham-se poucos casos” Muitos aborrecimentos teriam sido poupados.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica