O sempre surpreendente Cirque do Soleil surpreendeu uma vez mais ao recorrer a drones, num projecto que tem por objectivo vincar a ideia de que a tecnologia pode estar ao serviço das artes performativas.
Uma curta-metragem, disponível no Youtube, e que aqui partilhamos, deixa-nos rendidos com o momento mágico protagonizado por um artista e dez robôs que assumem o papel de candeeiros voadores, numa história de encantar.
O vídeo, intitulado Sparked, foi filmado em Zurique, na Suiça, sede do ETH Zurich (sigla do original em alemão do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), parceiro do Cirque du Soleil, neste projecto, juntamente com o Verity Studio.
Os drones utilizados são quadcópteros. A coordenação de movimentos entre o humano e os robôs é perfeita e resulta numa harmoniosa dança.
Welby Altidor, director criativo do Cirque du Soleil, considera que os drones têm grande potencial para a indústria do entretenimento e a prová-lo está a curta-metragem, que nos últimos dias tem sido partilhado nas redes sociais, bem como o vídeo do “making of”.