Colisão de aviões em terra provoca incêndio em APU de Boeing 737-800 – c/vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Dois aviões de passageiros pertencentes a diferentes companhias canadianas colidiram na noite de sexta-feira, dia 5 de janeiro, na plataforma de estacionamento do Aeroporto Internacional de Lester B. Pearson, o principal da região metropolitana da cidade de Toronto, província do Ontário (Canadá).

O incidente provocou um inesperado incêndio no motor auxiliar do Boeing 737-800, matrícula C-FPRP da companhia Sunwing, que estava a ser rebocado por pessoal de terra para uma porta de embarque, onde começaria a embarcar passageiros, aprontando um novo voo. Segundo as descrições da imprensa e das televisões canadianas que estiveram em direto no aeroporto, terá sido o avião da Sunwing que colidiu com a ponta da asa direita de um outro Boeing 737-800 da companhia de baixo custo WestJet, matrícula C-FDMB que estava a circular em direção a uma porta do Terminal 3, após ter chegado de Cancún, no México, com 168 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Face ao impacto os tripulantes e passageiros do avião da WestJet aperceberam-se que que saiam intensas labaredas do motor auxiliar (APU) da aeronave da Sunwing. O comandante da aeronave declarou emergência e ordenou a evacuação dos ocupantes do aparelho pelas mangas de emergência, o que ocorreu sem incidentes de maior, não obstante algumas situações de pânico de passageiros mais nervosos com a situação. Um dos passageiros sofreu leves escoriações, tratadas pelos serviços de socorro do aeroporto.

A autoridade nacional de segurança aérea do Canadá (‘Transportation Safety Board of Canada’), e o Aeroporto de Toronto/Pearson confirmaram a ocorrência e manifestaram-se satisfeitas pelo imediato ataque dos bombeiros ao incêndio e por todo o processo de evacuação da aeronave ter decorrido com sucesso. Foi aberto um inquérito oficial para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incidente. Segundo a imprensa de Toronto esta é a segunda colisão de aviões em terra no aeroporto local, com avarias graves nas aeronaves, nos últimos cinco meses.

 

  • Foto de entrada © Alban Gutiqi/@Tom Podolec.
  • Colocamos em seguida  link para reprodução de um vídeo, falado em inglês, disponibilizado no canal YouTube pela  estação de televisão canadiana ‘CityNews’, que reporta o incidente:

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...