A construtora aeronáutica chinesa Comac entregou neste domingo, dia 29 de novembro, o primeiro avião a jato para transporte de passageiros a uma companhia comercial.
Trata-se do novo jato regional ARJ21, com capacidade para transportar 90 pessoas, que saiu da fábrica em Xangai e foi entregue à companhia Chengdu Airlines, que tinha sido apontada desde o início do projeto, há 13 anos, como empresa lançadora do avião.
A Chengdu Airlines é uma empresa aérea, na qual a Comac tem 48% do capital e dedica-se a voos regionais. A sua frota é maioritariamente constituída por aparelhos Airbus A320.
A Comac anunciou que tem neste momento cerca de 300 encomendas firmes do ARJ21, não só para o mercado interno chinês, como também para alguns países estrangeiros, nomeadamente para a República Democrática do Congo, Tailândia, Myanmar e Alemanha.
Esta entrega à Chengdu Airlines é a primeira de uma encomenda de 30 aviões. Este aparelho servirá inicialmente para treino de um grupo de 16 pilotos da companhia. Na China existem 10 pilotos habilitados para voar com o ARJ21, sendo quatro da Chengdu.
O avião entrará nas linhas comerciais dentro de três meses, segundo anunciou a companhia aérea. Concorre, em termos de construtores com modelos da Embraer e da Bombardier, no segmento de jatos regionais.
A Comac apresentou neste mês de novembro o novo C919, avião de transporte de passageiros de maior capacidade, com uma média de 150 assentos, para competir no mercado asiático com a Boeing e a Airbus. O aparelho ainda não realizou testes de voo.