Bem-vindo, !|Sair

Combates focados na disputa pelo controlo do Aeroporto de Donetsk (Ucrânia)

As últimas horas do mês de Agosto foram de intenso e violento bombardeamento no Aeroporto Internacional de Donetsk, no sudeste da Ucrânia, zona reclamada pelos separatistas, apoiados pela Rússia, que reivindicam a independência da auto-proclamada República Popular de Donetsk, e exigem a retirada das forças militares leais ao governo de Kiev.

A batalha continua e desenvolve-se desde há várias semanas com dezenas de baixas para ambas as partes.

Os separatistas pró-russos reforçaram neste fim-de-semana a sua artilharia com a montagem de novas rampas de mísseis ‘Grad’ e sistemas de lançamento múltiplo de roquetes na cidade vizinha de Spartak.

O aeroporto encontra-se inoperacional e a aerogare está destruída, assim como a maioria dos edifícios de serviços de apoio aeroportuário. Os militares ucranianos defendem o reduto com o apoio da aviação do seu país.

O ‘ministro da Defesa’ do autoproclamada DNR, Vladimir Kononov, aponta a captura do aeroporto como um dos objectivos principais das milícias separatistas.

As imagens que chegam ao Ocidente são terríveis e mostram as baixas que ultrapassam algumas dezenas, de militares e para-militares, ocorridas neste fim-de-semana, além dos estragos contínuos que os bombardeamentos estão a provocar na zona aeroportuária.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica