Comissão parlamentar quer ouvir novamente o presidente do Grupo SATA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A comissão de inquérito ao Grupo SATA da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores decidiu na quinta-feira, dia 7 de Maio, voltar a ouvir o presidente da transportadora aérea, Luís Parreirão, que escreveu aos deputados a desmentir declarações do auditor das contas do exercício de 2014.

Luís Parreirão enviou uma carta aos deputados, a que juntou documentação, em que garante que a SATA contratou, em Julho do ano passado, a PriceWaterHouseCoopers (PWC) para fazer a auditoria das suas contas de 2014 (por 52 mil euros), para assessorar a elaboração do plano de negócios da transportadora até 2020 (por 42 mil euros) e para fazer “assessoria de controlo orçamental trimestral” (11 mil euros anuais).

Parreirão acrescenta que “no âmbito do acompanhamento da atividade da empresa”, a PWC está a elaborar para a SATA, “para serem presentes às entidades financiadoras”, um “relatório independente de certificação/validação dos pressupostos constantes do plano de negócios”, um “relatório de desvios entre o executado e o previsto para o trimestre de 2015, bem como uma simulação de fecho de contas do primeiro trimestre” deste ano.

O presidente da direção da empresa de consultadoria e auditoria PriceWaterHouseCoopers, António Oliveira, foi ouvido na quarta-feira, dia 6 de Maio, na comissão parlamentar e disse aos deputados que o plano de negócios da SATA até 2020 foi feito pelo conselho de administração da companhia aérea e que a PWC foi apenas consultada sobre a forma de o elaborar, não tendo sido chamada a validar os dados e estimativas que contém.

Por outro lado, afirmou que a SATA não pediu à PWC relatórios trimestrais de acompanhamento da execução desse plano, o que levou os deputados do Partido Social-Democrata (PSD) a destacar que não foi isso que afirmou, na mesma comissão, Luís Parreirão, também na quarta-feira, numa audição que antecedeu a do presidente da PWC.

O Grupo SATA, tem duas companhias aéreas – SATA Internacional e SATA Air Açores – e é constituído por capitais públicos do Governo Regional dos Açores, arquipélago sob soberania portuguesa no Atlântico Norte, que tem estatuto de Região Autónoma e que é governado pelo Partido Socialista (PS). O PSD é o partido da oposição com maior representação parlamentar.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...