A companhia aérea dinamarquesa Great Dane Airlines declarou falência nesta segunda-feira, dia 11 de outubro. O anúncio foi feito no próprio site da empresa, que tem sede no Aeroporto de Aalborg.
A notícia está também a ser divulgada em portais de notícias económicas e jornais generalistas dinamarqueses, desde o fim da tarde desta segunda-feira.
O site de notícias económicas ‘Finans’, que é publicado em Copenhaga, confirma a notícia, citando informações obtidas através de responsáveis pelo operador ‘Bravo Tours’, que garantia a maioria dos fretamentos da companhia aérea, que tinha uma frota de três aviões e voava com muita frequência para destinos de férias no sul da Europa.
A Great Dane Airlines registou um prejuízo de 50,6 milhões de coroas dinamarquesas (7,88 milhões de dólares) em 2020, o dobro de 2019, quando sofreu um défice de 25,3 milhões de coroas dinamarquesas (3,94 milhões de dólares).
A companhia foi fundada em 2018 por Thomas Hugo Møller. Operava três aviões Embraer E195 alugados à SEBC Aviation Leasing ApS). Após os últimos voos a 11 de outubro, dois aviões estão estacionados no aeroporto de Billund e um em Copenhaga/Kastrup. Para além das operações ACMI/charter, também realizou voos regulares de Aalborg para Málaga e Palma de Maiorca, em Espanha.