Bem-vindo, !|Sair

Companhias aéreas norte-americanas correm para Cuba

As principais companhias aéreas norte-americanas estão a preparar-se rapidamente e com grande entusiasmo para retomar as operações para a República de Cuba, após a abertura política permitida pelo levantamento das sanções contra o regime fundado por Fidel Castro.

Assim, a American Airlines apresentou na semana passada um pedido de autorização para voar entre os EUA e Havana, com 10 frequências diárias, desde Miami, no Estado da Flórida, além de outras ligações de Charlotte (diária), Dallas/Fort Worth (diária), Los Angeles (semanal) e Chicago (semanal).

O pedido da American inclui também uma ligação diária entre Miami e as cidades cubanas de Santa Clara, Holguín, Varadero, Camagüey e Cienfuegos, atingindo um total de 18 voos diários entre o hub de Miami e a ilha-república das Caraíbas.

A American Airlines junta-se assim à Delta Air Lines, que também na semana passada anunciou que pretende iniciar voos diários e diretos para Cuba desde os seus hubs de Atlanta, Nova Iorque, Miami e Orlando, num total de 30 ligações diárias.

A United Airlines também solicitou autorização ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América, para realizar voos diários sem escala para Cuba desde as cidades de Newark (11 voos semanais), Houston, Chicago e Washington, estes com voos semanais aos sábados.

Os voos entre os EUA e a República de Cuba foram liberalizados para recomeçarem no próximo Outono, mediante um acordo assinado entre os dois países no passado dia 16 de fevereiro, que permitirá as primeiras ligações aéreas regulares, depois de 50 anos de ‘guerra fria’ e de proibição de voos diretos entre os dois países.

Seguindo as normas do acordo as companhias interessadas tiveram até à passada quarta-feira, dia 2 de março, de apresentar as suas solicitações, cabendo agora às autoridades norte-americanas dar-lhes uma resposta até ao próximo dia 14 do corrente mês de março. O histórico acordo de aviação comercial, assinado em fevereiro, contempla a realização de 20 voos diários dos EUA para Havana, capital de Cuba, e mais 10 voos diários para outros aeroportos da ilha.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica