Companhias brasileiras aceitam pacote de socorro dos bancos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As três grandes companhias aéreas brasileiras – GOL, LATAM Airlines Brasil e AZUL – aderiram ao pacote de socorro oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), em conjunto com bancos privados, para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Enviamos propostas à empresas esta semana e na data de ontem, todas aceitaram a proposta dos sindicatos e agora entram na fase de execução”, afirmou nesta sexta-feira, dia 15 de maio, Gustavo Montezano, presidente do BNDES, citado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, na sua edição online.

O jornal refere que na quinta-feira tiveram lugar reuniões do BNDES com representantes de grandes bancos e das companhias, nas quais foi apresentado “um modelo híbrido de apoio, com a oferta de crédito e títulos lastreados em ações”.

As companhias aéreas sofrem com restrições à circulação de aeronaves e queda na demanda após o início das medidas de isolamento. A Azul, por exemplo, teve 6,5 bilhões (6,5 mil milhões na Europa) de reais (1,1 bilhões de dólares/1,028 mil milhões de euros) de prejuízo no primeiro trimestre. Já a GOL perdeu 2,2 bilhões (376 milhões de dólares/348 milhões de euros).

Segundo a proposta do BNDES, cada empresa teria até dois bilhões de recursos em recursos. O banco de fomento participaria com até 60% e bancos privados, com até 10%. O restante seria captado pelas empresas no mercado. Montezano defende que o pacote é viável e que há apetite no mercado por títulos de dívida.

“Existe, sim, demanda. Temos visto o mercado se aquecendo, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil”, afirmou Montezano, em resposta a questões sobre possíveis dificuldades para o lançamento de emissões de títulos num período de pandemia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...