Confirmado – EUA adia redução de contingente na Base Aérea das Lajes (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, assinou na noite de sexta-feira o orçamento das Forças Armadas para 2015, que exclui a redução da estrutura militar na Base das Lajes, no arquipélago português dos Açores, até divulgação de um novo relatório.

As duas câmaras do Congresso norte-americano já tinham aprovado o projeto de lei, designado ‘National Defense Authorization Act for Fiscal Year 2015’, que inclui uma emenda proposta por um grupo de congressistas ligados a Portugal (LINK notícia anterior).

Segundo esta emenda, “a secretaria da Força Aérea não deve reduzir a estrutura na Base Aérea das Lajes até 30 dias depois de o secretário da Defesa divulgar o Relatório de Consolidação de Estruturas Europeias”, que já está terminado e deveria ter sido conhecido na primavera.

Fonte do Congresso disse à agência Lusa que este relatório “está atualmente em espera devido aos recentes conflitos na Ucrânia e com o Estado Islâmico” e que “uma data de divulgação ainda não foi estabelecida”.

Além destes obstáculos, o secretário da Defesa, Chuck Hagel, renunciou ao cargo em 24 de Novembro e foi substituído por Ashton Carter, que deverá agora analisar as conclusões do relatório antes de o divulgar.

O orçamento das Forças Armadas norte-americanas determina ainda que a secretaria de Defesa deve “informar os comités de defesa do Congresso sobre o relatório” e que este deve incluir “uma avaliação específica da eficácia da Base Aérea das Lajes, nos Açores, no apoio às forças americanas no estrangeiro.”

A emenda é idêntica a outra que foi aprovada no ano passado e adiou a anunciada redução do contingente norte-americano nas Lajes, envolvendo mais de 400 militares e 500 familiares.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...