Criado no Brasil primeiro fundo de capital de risco para o sector aeroespacial na América Latina

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Fundo de Investimento em Participações (FIP) Aeroespacial, primeiro na América Latina voltado para o sector, foi lançado ontem, quarta-feira, dia 7 de Maio, no Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

O fundo é uma iniciativa conjunta do BNDES com a FINEP, a Agência de Desenvolvimento Paulista (DESENVOLVE SP) e a Embraer, e foi criado com o objectivo de fortalecer a cadeia produtiva aeroespacial, aeronáutica, de defesa e segurança e promover a integração de sistemas relacionados a esses setores por meio de apoio às pequenas e médias empresas.

O capital inicial disponível no fundo será de 131,3 milhões de reais (cerca de 47,1 milhões de euros), assim distribuído pelos parceiros: BNDESPAR, Embraer e FINEP, cada um com 40 milhões de reais (13,3 milhões de euros); Desenvolve-SP, com 10 milhões de reais (3,3 milhões de euros) e 1,3 milhão de reais (433 mil euros) aportados pela PORTBANK, gestora do fundo.

O FIP foi estruturado com elementos de ‘Corporate Venturing’, isto é, a partir do esforço corporativo de uma empresa estratégica do sector, no caso a Embraer, cujo objectivo é contribuir com a estruturação e o fortalecimento da cadeia produtiva relacionada às suas atividades nos sectores aeronáutico, aeroespacial, de defesa e segurança e integração de sistemas. Além disso, o fundo cria um canal permanente que permite o contacto mais próximo entre a empresa estratégica do sector e as iniciativas empreendedoras mais inovadoras destes sectores e promove o investimento em setores estratégicos para o Brasil por meio do conceito de ‘Corporate Venturing’ no País.

O Fundo, tipicamente de capital empreendedor (‘venture capital’), será destinado a empresas inovadoras de pequeno e médio porte (com facturação bruta de até 200 milhões de reais/ano (cerca de 67 milhões de euros) em todo o território nacional.

A gestão do fundo fica a cargo da PORTBANK, que foi seleccionada a partir de um edital de chamada pública conjunta realizada em Setembro do ano passado. Com sede em São Paulo, a empresa possui profissionais experientes nos sectores-alvo e acumula mais de 25 anos de experiência em operações de fusões e aquisições, totalizando mais de 40 operações em montante superior a 20 mil milhões de reais. As empresas interessadas devem contatar os gestores do Fundo pelo site www.portbank.com.br

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...