Bem-vindo, !|Sair

DARPA substitui patins dos helicópteros por pernas de robôs

A Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa Norte-Americana (DARPA, no acrónimo em Inglês) apresentou uma perna robotizada para helicóptero que promete suavizar e estabilizar a aterragem de aparelhos de asa rotativa com apenas um ligeiro “acréscimo de peso”. Ao substituir os tradicionais patins de aterragem com pernas robotizadas automáticas, o Governo americano espera reduzir as aterragens mais duras num factor de 5 e as aterragens em pisos com inclinações de 20 graus sem risco de as pás do rotor principal baterem no chão. As quatro pernas robotizadas utilizam sensores de contacto para ajustar à irregularidade do terreno, mantendo o aparelho num plano horizontal seguro. Após a descolagem, as pernas dobram-se por debaixo da fuselagem.

Esta tecnologia, que está a ser desenvolvida pelo Georgia Institute of Technology no âmbito do programa Mission Adaptive Rotor a DARPA, poderia “aumentar significativamente a eficiência dos helicópteros em muitas missões militares e de segurança nacional. Os helicópteros são incrivelmente manobráveis no ar, mas durante as fases de aterragem e descolagem os seus patins ou rodas do trem de aterragem requerem superfícies planas e estáveis – superfícies que nem sempre existem no meio em que os helicópteros operam, nos navios em alto mar e nas zonas de desastres naturais”, diz a agência.

“O equipamento demonstrou a sua capacidade para aterrar e descolar a partir de um terreno onde seria impossível operar com os patins tradicionais de aterragem”, frisou Ashish Bagai, director do programa da DARPA. A referida demonstração teve lugar em Atlanta, na Georgia, onde a tecnologia continua em desenvolvimento no Instituto. Tem aplicações óbvias no helicóptero Northrop Grumman MQ-8 Fire Scout e outros que operam a partir de plataformas relativamente leves e instáveis como as dos navios de guerra.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica