DB Schenker, Lufthansa Cargo e Nokia alinham no frete aéreo mais amigo do ambiente

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa de logística internacional DB Schenker e a companhia aérea Lufthansa Cargo anunciaram nesta semana o aumento dos seus voos semanais de carga, livres de CO2, entre Frankfurt (Alemanha) e Xangai (China). A missão conjunta, á qual se junta a Nokia, prosseguirá durante toda a denominada época de Inverno IATA, até março de 2022.

A partir de agora, e semanalmente, a Nokia, fornecedor da rede global de telecomunicações, evitará emissões de gases com efeito de estufa, utilizando o único voo de carga do mundo alimentado totalmente por combustível sustentável para a aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel), produzido a partir de resíduos renováveis, tais como óleos alimentares usados.

Por que ocorre durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), este anúncio reforça a importância de investir em soluções sustentáveis de combustível para a aviação e é mais um passo no sentido de tornar as cadeias de abastecimento globais mais favoráveis para o ambiente.

A necessidade de combustível para o voo de Frankfurt (FRA) para Xangai (PVG) e vice-versa é inteiramente coberta por SAF. Isto poupa cerca de 174 toneladas de querosene convencional todas as semanas. Durante o horário de voos de verão de 2021, a iniciativa conseguiu uma redução líquida de 20.250 toneladas de gases com efeito de estufa (CO2e). Na programação de Inverno, desde o início do corrente mês de novembro e finais de março de 2022, esperam-se outras 14.175 toneladas.

Durante os próximos cinco meses, a Nokia irá utilizar a oferta de voos neutros em carbono para transportar um volume semanal de carga de 10 toneladas de equipamento de rede de comunicações, de uma instalação de produção em Xangai para o seu centro europeu em Tilburg, nos Países Baixos. Esta remessa é inteiramente coberta por SAF para reduzir 100% das emissões de carbono durante o ciclo de vida, evitando qualquer compensação. O acordo end-to-end com a DB Schenker cobre tanto o transporte aéreo como terrestre das mercadorias de Xangai para Tilburg. Todo o processo de transporte terrestre será coberto utilizando outro tipo de biocombustível avançado, o óleo vegetal hidrogenado (HVO).

Este anúncio de parceria com a Nokia segue-se ao lançamento, pela DB Schenker e Lufthansa Cargo, da primeira rota mundial de cargueiros neutros em CO2 entre a Europa e a Ásia, em novembro de 2020.

O SAF para esta colaboração é inteiramente produzido a partir de resíduos e matérias-primas residuais, por exemplo a partir de óleos alimentares usados. O CO2 libertado durante a combustão no motor é apenas o CO2 que foi removido da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas que foram utilizadas para produzir os óleos. Atualmente, o SAF é cerca de três vezes mais caro do que o querosene fóssil convencional.

 

  • Foto de abertura © Lufthansa Cargo/Oliver Roesler

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...