DB Schenker, Lufthansa Cargo e Nokia alinham no frete aéreo mais amigo do ambiente

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa de logística internacional DB Schenker e a companhia aérea Lufthansa Cargo anunciaram nesta semana o aumento dos seus voos semanais de carga, livres de CO2, entre Frankfurt (Alemanha) e Xangai (China). A missão conjunta, á qual se junta a Nokia, prosseguirá durante toda a denominada época de Inverno IATA, até março de 2022.

A partir de agora, e semanalmente, a Nokia, fornecedor da rede global de telecomunicações, evitará emissões de gases com efeito de estufa, utilizando o único voo de carga do mundo alimentado totalmente por combustível sustentável para a aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel), produzido a partir de resíduos renováveis, tais como óleos alimentares usados.

Por que ocorre durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), este anúncio reforça a importância de investir em soluções sustentáveis de combustível para a aviação e é mais um passo no sentido de tornar as cadeias de abastecimento globais mais favoráveis para o ambiente.

A necessidade de combustível para o voo de Frankfurt (FRA) para Xangai (PVG) e vice-versa é inteiramente coberta por SAF. Isto poupa cerca de 174 toneladas de querosene convencional todas as semanas. Durante o horário de voos de verão de 2021, a iniciativa conseguiu uma redução líquida de 20.250 toneladas de gases com efeito de estufa (CO2e). Na programação de Inverno, desde o início do corrente mês de novembro e finais de março de 2022, esperam-se outras 14.175 toneladas.

Durante os próximos cinco meses, a Nokia irá utilizar a oferta de voos neutros em carbono para transportar um volume semanal de carga de 10 toneladas de equipamento de rede de comunicações, de uma instalação de produção em Xangai para o seu centro europeu em Tilburg, nos Países Baixos. Esta remessa é inteiramente coberta por SAF para reduzir 100% das emissões de carbono durante o ciclo de vida, evitando qualquer compensação. O acordo end-to-end com a DB Schenker cobre tanto o transporte aéreo como terrestre das mercadorias de Xangai para Tilburg. Todo o processo de transporte terrestre será coberto utilizando outro tipo de biocombustível avançado, o óleo vegetal hidrogenado (HVO).

Este anúncio de parceria com a Nokia segue-se ao lançamento, pela DB Schenker e Lufthansa Cargo, da primeira rota mundial de cargueiros neutros em CO2 entre a Europa e a Ásia, em novembro de 2020.

O SAF para esta colaboração é inteiramente produzido a partir de resíduos e matérias-primas residuais, por exemplo a partir de óleos alimentares usados. O CO2 libertado durante a combustão no motor é apenas o CO2 que foi removido da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas que foram utilizadas para produzir os óleos. Atualmente, o SAF é cerca de três vezes mais caro do que o querosene fóssil convencional.

 

  • Foto de abertura © Lufthansa Cargo/Oliver Roesler

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...