A companhia norte-americana Delta Air Lines divulgou nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano completo de 2022 e forneceu as suas perspetivas para o primeiro trimestre de 2023.
A empresa gerou margem operacional de dois dígitos no quarto trimestre, com um lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) acima das previsões, tendo a expectativa de que a receita do primeiro trimestre de 2023 acelere ainda mais em relação a 2019. Assim, a administração da companhia aérea reitera a perspetiva de ganhos significativos e crescimento do fluxo de caixa em 2023, incluindo o ganho por ação de 5 dólares a 6 dólares e fluxo de caixa livre de mais de dois mil milhões (bilhões no Brasil e países americanos) de dólares.
“Os funcionários da Delta superaram os desafios de 2022, oferecendo confiabilidade operacional e desempenho financeiro líderes do setor, e estou ansioso para reconhecer as suas conquistas com mais de 500 milhões de dólares em pagamentos de participação nos lucros no próximo mês”, disse o presidente executivo da Delta, Ed Bastian, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados.
“À medida em que avançamos em 2023, o cenário da indústria para as viagens aéreas continua favorável e a Delta está bem-posicionada para gerar ganhos significativos e crescimento de fluxo de caixa livre. Esperamos aumentar a receita de 2023 em 15 a 20% e melhorar os custos unitários ano a ano, apoiando uma perspetiva de lucro de 5 dólares a 6 dólares por ação para o ano inteiro e nos mantendo no caminho certo para alcançar mais de 7 dólares de ganho por ação em 2024”.
RESULTADOS FINANCEIROS (GAAP) DO ANO COMPLETO DE 2022
Receita operacional de 50,6 mil milhões (bilhões) de dólares;
Lucro operacional de 3,7 mil milhões (bilhões) de dólares, com margem operacional de 7,2%;
Lucro antes dos impostos de 1,9 mil milhões (bilhões) de dólares, com margem antes dos impostos de 3,8%;
Lucro por ação de 2,06 dólares;
Fluxo de caixa operacional de 6,4 bilhões de dólares;
Pagamentos de dívidas e obrigações de leasing financeiro de 4,5 mil milhões (bilhões) de dólares;
Dívida total e obrigações de arrendamento financeiro de 23 mil milhões (bilhões) de dólares no final do ano.