Destruição total – Aeroporto Internacional de Tripoli sob bombardeamento

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Depois de dois dias de interregno o Aeroporto Internacional de Tripoli, o principal da capital da Líbia, voltou a ser alvo de intensos bombardeamentos por parte das milícias que se opõem ao regime que governa o país.

Não obstante a maioria dos aviões que ali estão estacionados terem sofrido prejuízos que os tornaram irrecuperáveis para continuar ao serviço das companhias ou entidades a que pertencem, os bombardeamentos deste fim-de-semana foram mais destruidores, pois provocaram diversos incêndios, ardendo alguns aviões que apenas apresentavam furos de projécteis ou provocados por roquetes e bazucas disparadas dos arredores do aeroporto.

As milícias ainda não tomaram posse do aeroporto, mas segundo testemunhas estarão muito perto, alimentando uma autêntica barreira de fogo contra as instalações aeroportuárias, que, o governo diz estar abandonado, por razões de segurança, mas guardado no exterior pela artilharia das forças leais ao regime.

 

Na povoação de Qasr Ben Ghashir, onde se posicionaram os rebeldes, há notícia dos primeiros mortos entre a população, pessoas apanhadas pelo fogo de resposta das forças que defendem o aeroporto.

A330-200 Afriqiyah Tripoli jul2014_02 - bombardeamentos Aeroporto

Nas redes sociais surgem hoje fotografias de um Airbus A330-200 de passageiros a arder.

Foram republicadas pelo ‘Libya Herald’, único jornal independente que se publica em língua inglesa no país. Não referem o dia em que foram tomadas, mas presume-se que tenham sido obtidas na manhã de hoje, domingo, dia 20 de Julho. Trata-se de um dos três aviões A330-200 que a companhia nacional ‘Afriqiyah Airways’ tinha ao seu serviço. Inclusivamente referem ser o 5A-ONP (sn 1472) que tinha sido entregue, novo de fábrica, no passado dia 30 de Dezembro de 2013. A companhia tem outros dois A330-200, ambos saídos de fábrica em 2009. Desconhece-se o seu paradeiro, assim como dos sete A320 e três A319, todos aviões com menos de dez anos de serviço, que constam dos registos da frota da ‘Afriqiyah Airways’ no portal ‘Airfleets.com’.

 

balticaa-790x120

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...