Dezembro de 2021 foi o melhor mês de sempre para as companhias da SATA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O passado mês de dezembro foi o melhor mês de sempre para as companhias aéreas do Grupo SATA, com sede na Região Autónoma dos Açores, em Portugal. A SATA Air Açores e a Azores Airlines chegaram ao final do mês com mais de 97 mil passageiros transportados, um acréscimo de 3.471 passageiros, quando comparado com 2007, ano em que o mês de dezembro foi destacado como tendo sido, até à data, o melhor de sempre na história do grupo, no que respeita ao número de passageiros transportados.

Um comunicado distribuído nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, destaca que já em outubro de 2021, as duas companhias aéreas haviam alcançado um recorde histórico no movimento de passageiros.

O resultado agora registado, faz com que o último mês do ano de 2021 tenha fechado com um acréscimo de 92,4% em relação ao mesmo período de 2020. “O crescimento só não foi mais expressivo, uma vez que o final de ano acabou por ser afetado por algumas desistências e pedidos de alteração nas reservas de passageiros, confrontados com o comportamento da pandemia”, explica o comunicado.

A evolução muito positiva que as companhias aéreas do Grupo SATA vinham assistindo desde julho de 2021 e sentido até dezembro 2021, fizeram com que a retoma total da atividade viesse a ser uma realidade para ambas as companhias aéreas do grupo SATA, o que representou uma exceção a nível global, tendo em conta que as perspetivas para o ano de 2021, tanto da ICAO, como da IATA, cujas previsões eram mais pessimistas. A nível internacional, e tendo em conta as análises dessas organizações, ligadas ao transporte internacional de passageiros e carga, não seria possível, já em 2021, igualar os níveis de procura pré-pandémicos e, menos ainda, ultrapassar a procura de 2019. Na realidade, foi isso que aconteceu na maioria das companhias aéreas mundiais.

O resultado alcançado é claramente um motivo de satisfação no grupo SATA, tanto mais que as companhias aéreas mantiveram uma taxa regular de pontualidade, na ordem dos 90%, ao longo dos meses e em dezembro também, apenas pontualmente comprometida pelas condicionantes atmosféricas adversas sentidas nas últimas semanas deste ano, que obrigaram ao cancelamento ou atraso de algumas ligações, em particular, no Arquipélago dos Açores.

Será de realçar, que vigorou no decurso do ano de 2021, e em virtude da situação de pandemia, uma política de flexibilidade comercial, adoptada pelas duas companhias aéreas do grupo SATA, desde março de 2020. Entre outras soluções criadas, permitiram alterações gratuita das reservas, campanhas de reembolso total das viagens, a troca de viagens por vouchers e a prorrogação da validade dos mesmos, por forma a facilitar a vida aos viajantes.

 

  • Foto © Paulo Brito

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...