Pilotos são seres apátridos. Por sua própria natureza, de cruzar fronteiras impunemente, de ver o mundo todos os dias de uma perspectiva que ignora territórios coloridos num mapa, tripulantes em geral são relativa – ainda que não totalmente – desapegados de suas origens e afeitos a conhecerem novos horizontes. E tais quais os navegadores portugueses que se lançaram ao mar seis séculos atrás, espalhando a Língua Portuguesa pelas Américas, África e Ásia, hoje somos nós que representamos a ponta de lança da conectividade global, voando equipamentos capazes de fazerem em horas o que as caravelas levavam meses. E ainda que guardemos um carinho especial pelo nosso chão, há algo que nos une muito mais que a geografia. E como diria Caetano Veloso ao complementar Fernando Pessoa, “minha pátria é minha língua, e quem há de negar que esta lhe é superior?”
E hoje tenho a honra de começar a escrever para a NewsAvia, uma referência indelével de conteúdo para a aviação na nossa amada Língua Portuguesa. O título do Blog é proposital, para que não pensem os não-brasileiros ser estranha a maneira como escrevo, com o combalido português que usamos no Brasil, e que mesmo que se siga a norma culta, pode soar esquisito a outros países lusófonos. Mesmo eu tenho muito a aprender neste quesito, naturalmente.
A ideia do blog, que trará novos artigos regularmente, é tratar de assuntos que vão de segurança de voo a cultura aeronáutica, vistos sob o prisma de um piloto que cruza os céus do Novo Mundo para ganhar a vida. Minha relação com a aviação europeia é bastante limitada até aqui, e um dos pontos é justamente trazer aos blogs da NewsAvia uma visão complementar, que possa de alguma forma enriquecer os milhares de leitores que acessam o site diariamente.
Espero que gostem tanto deste novo espaço quanto eu estou tendo prazer em fazer parte dele. Bons voos para nós!
Enderson Rafael
*Foto de destaque: Extremo noroeste da Ilha de Santa Catarina, colonizada pelos açorianos no século XVIII, litoral Sul do Brasil, vista de um Boeing 737 entre Buenos Aires e Rio de Janeiro.
Foto de Lucas Conrado Silva.