Dos céus de além-mar

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Pilotos são seres apátridos. Por sua própria natureza, de cruzar fronteiras impunemente, de ver o mundo todos os dias de uma perspectiva que ignora territórios coloridos num mapa, tripulantes em geral são relativa – ainda que não totalmente – desapegados de suas origens e afeitos a conhecerem novos horizontes. E tais quais os navegadores portugueses que se lançaram ao mar seis séculos atrás, espalhando a Língua Portuguesa pelas Américas, África e Ásia, hoje somos nós que representamos a ponta de lança da conectividade global, voando equipamentos capazes de fazerem em horas o que as caravelas levavam meses. E ainda que guardemos um carinho especial pelo nosso chão, há algo que nos une muito mais que a geografia. E como diria Caetano Veloso ao complementar Fernando Pessoa, “minha pátria é minha língua, e quem há de negar que esta lhe é superior?”

E hoje tenho a honra de começar a escrever para a NewsAvia, uma referência indelével de conteúdo para a aviação na nossa amada Língua Portuguesa. O título do Blog é proposital, para que não pensem os não-brasileiros ser estranha a maneira como escrevo, com o combalido português que usamos no Brasil, e que mesmo que se siga a norma culta, pode soar esquisito a outros países lusófonos. Mesmo eu tenho muito a aprender neste quesito, naturalmente.

A ideia do blog, que trará novos artigos regularmente, é tratar de assuntos que vão de segurança de voo a cultura aeronáutica, vistos sob o prisma de um piloto que cruza os céus do Novo Mundo para ganhar a vida. Minha relação com a aviação europeia é bastante limitada até aqui, e um dos pontos é justamente trazer aos blogs da NewsAvia uma visão complementar, que possa de alguma forma enriquecer os milhares de leitores que acessam o site diariamente.

Espero que gostem tanto deste novo espaço quanto eu estou tendo prazer em fazer parte dele. Bons voos para nós!

Enderson Rafael

*Foto de destaque: Extremo noroeste da Ilha de Santa Catarina, colonizada pelos açorianos no século XVIII, litoral Sul do Brasil, vista de um Boeing 737 entre Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Foto de Lucas Conrado Silva.

 


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...