Duarte Cordeiro é o primeiro piloto ex-TAP comandante de A380 na Emirates

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 


Duarte Salema Cordeiro, de 46 anos de idade, tornou-se no primeiro piloto oriundo da TAP a assumir a posição de comandante de um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, na companhia Emirates, dos Emirados Árabes Unidos.

Fazendo parte da geração de pilotos altamente qualificados e experientes que nos últimos anos têm saído do País, o comandante Salema Cordeiro teve uma carreira de 13 anos na TAP onde operou maioritariamente a família Airbus A320 e uma breve passagem pela frota de A310. Depois de ter sido comandante por sete anos na TAP Air Portugal, foi contratado para a posição de co-piloto na Emirates na frota de A380 no final de 2013, conseguindo em menos de quatro anos o objectivo de qualquer piloto profissional, a posição de comandante.

Tendo acumulado já cerca de 12 mil horas de voo, o comandante Duarte Salema Cordeiro junta-se a mais dois portugueses que também são comandantes, António Alves e Frederico Moreira, antevendo-se para breve um grande aumento desse número do contingente português proveniente da TAP que se encontra, presentemente, ao serviço da companhia árabe.

A Emirates conta atualmente com 100 aeronaves Airbus A380, a maior frota do mundo com tal número e dimensão, sendo naturalmente gratificante para um piloto a oportunidade de operar este icónico avião numa rede de destinos tão variada como desafiante, para as maiores cidades dos cinco continentes, tendo por base a cidade de Dubai.

O comandante Duarte Salema Cordeiro fez a primeira viagem como comandante do A380 no passado dia 16 de novembro no trecho Viena de Áustria-Dubai.

Além de piloto de aviação comercial, Salema Cordeiro, quando estava em Portugal esteve ligado à produção do primeiro jornal de aviação do País e à direção da maior parte das edições do ‘Portugal Air Show’, que se realizava de dois em dois anos no Aeródromo de Évora. Foi também pioneiro na criação de vários festivais aéreos de dimensão internacional realizados em todo o País.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Exmo Sr. Catanho Fernandes
    Foi com muito gosto que li a notícia que acaba de publicar sobre o Comandante Duarte Salema Cordeiro.
    É sempre bom ver um Português devidamente reconhecido pelo que alcança a nível profissional, no entanto gostaria de fazer lhe um pequeno anotamento.
    O Comandante Antonio Alves, que já agora é meu irmão, foi sim o primeiro Português a pilotar o A380 e já o faz há mais de 7 anos.
    Ele está ao serviço da Emirates há já 19 anos e foi dos primeiros pilotos A380 em todo mundo.
    Para além de pilotar A380 em voos comerciais normais ele também faz os chamados ” acceptance flights ” antes de serem entregues os novos A380.
    Antes de pilotar o A380 ele pilotou o A330-200, A340-300 e A340-500, tudo sempre ao serviço da Emirates.
    Não quero que leve este meu e-mail como um ataque mas tenho orgulho no meu irmão e seria bom ver todo o seu árduo trabalho também reconhecido com um pouco mais do que uma breve menção.

    Sem mais de momento subscrevo com elevada estima e consideração

    Antônio Teixeira

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...