Bem-vindo, !|Sair

‘e-Gate’ agiliza embarques e desembarques no Aeroporto de Viracopos

Os passageiros de voos internacionais que embarcarem ou desembarcarem pelo Novo Terminal (T1) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, têm agora a opção de utilizarem os ‘e-Gates’, portões automáticos que fazem o Controlo Automatizado de Fronteiras com leitura mais rápida e segura dos passaportes, equipamento de concepção portuguesa e que se encontra já instalado e alguns aeroportos internacionais.

Os novos equipamentos passaram a funcionar em fase de testes no final de 2015 e agora entram em operação oficialmente. A nova tecnologia propicia mais velocidade no processo de identificação dos passageiros na emigração ou na imigração. “Desde que entraram em funcionamento, os ‘e-Gates’ instalados nos embarques e desembarques do aeroporto processaram aproximadamente 9.000 passageiros”, anunciou nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos. Adianta que cada processo levou, em média, 15 segundos.

Aero Viracopos e-Gate_02 550px

Novos equipamentos agilizam movimento de passageiros

Em 2015, 10,3 milhões de passageiros utilizaram Viracopos para embarcar ou desembarcar, um recorde histórico para o aeroporto. Deste total, 646 mil são pessoas que voaram para o exterior pelo T1. Serão dois equipamentos no desembarque e um no embarque de Viracopos.

“No momento em que Viracopos atingiu o recorde histórico de movimentação de passageiros em um único ano, essa nova tecnologia chega para tornar a viagem pelo aeroporto ainda mais ágil, tranquila e segura”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Os ‘e-Gates’ são monitorados pela Polícia Federal e a tecnologia é desenvolvida pela empresa multinacional de matriz portuguesa Vision-Box™. Os equipamentos asseguram a autenticação de passaportes e a verificação biométrica dos passageiros de forma automatizada. O passageiro possui o controlo da sua própria passagem pelo processo de imigração e emigração do aeroporto, sem a necessidade de interagir com a Polícia Federal, desde que seja um cidadão maior de 18 anos com um passaporte eletrónico brasileiro.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica