EasyJet ganha 18 slots da TAP Air Portugal no Aeroporto de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os 18 slots diários da TAP Air Portugal no aeroporto de Lisboa, abandonados pela empresa aérea portuguesa por imposição da Comissão Europeia (CE) aquando da aprovação do Plano de Reestruturação, foram atribuídos à companhia aérea EasyJet, que ficou em primeiro lugar num concurso da responsabilidade da CE, ultrapassando a outra concorrente a concurso, a Ryanair. Ambas estas companhias, que atuam no segmento de baixo custo, têm grande atividade em Portugal e nomeadamente na capital portuguesa.

“A Comissão Europeia classificou a EasyJet em primeiro lugar entre as transportadoras aéreas que se candidataram à atribuição da carteira com um máximo de 18 faixas horárias diárias no aeroporto de Lisboa”, anuncia o executivo comunitário em comunicado distribuído em Bruxelas na manhã desta quinta-feira, dia 16 de junho.

A instituição acrescenta que “as faixas horárias serão disponibilizadas pela TAP Air Portugal para atenuar eventuais distorções indevidas da concorrência criadas pelo auxílio à reestruturação que lhe foi concedido por Portugal, após autorização da Comissão em dezembro de 2021”, permitindo assim à EasyJet “começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022”.

A outra companhia aérea que concorreu aos slots da TAP foi a Ryanair, que na segunda-feira, dia 13 de junho, disse à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ ser a candidata “mais fiável” face à EasyJet (LINK notícia relacionada).

Entendimento diferente teve Bruxelas, que na nota à imprensa adianta que “analisou em pormenor as propostas recebidas em função dos critérios de elegibilidade, avaliação e classificação”, tendo em conta a “capacidade de lugares que as transportadoras poderiam oferecer utilizando as faixas horárias disponibilizadas pela TAP Air Portugal”, optando assim por dar o primeiro lugar à EasyJet.

“A EasyJet tem agora prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as suas operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022”, adianta a Comissão Europeia.

Em causa está o aval dado pela Comissão Europeia, em 21 de dezembro passado, ao plano de reestruturação da TAP e à ajuda estatal de 2.550 milhões de euros para permitir que o grupo regressasse à viabilidade, impondo para isso compromissos de forma a não prejudicar a concorrência europeia.

Entre os remédios impostos por Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação está, precisamente, a obrigação de a companhia aérea disponibilizar até 18 slots por dia no aeroporto de Lisboa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...