A companhia de baixo custo europeia EasyJet abriu no passado dia 5 de janeiro a sua nova base operacional no Aeroporto de Berlim/Tegel, na Alemanha, na sequência da compra de parte dos ativos da falida Air Berlin.
A aquisição de aviões e slots fará da companhia de matriz britânica a maior empresa de transporte aéreo a operar na capital alemã dentro de poucos meses. A expansão da EasyJet nos dois aeroportos de Berlim (Tegel e Schonefeld, onde a empresa já opera) deverá atingir uma rede de 85 destinos na Europa, nomeadamente de lazer e de férias.
Nesta primeira fase de implantação em Berlim/Tegel, a EasyJet terá 19 rotas, tendo sido incluída uma ligação para o Aeroporto de Faro/Algarve, no sul de Portugal, com três voos semanais a partir de 2 de agosto, anunciou a companhia na segunda-feira, dia 29 de janeiro.
Aguardam-se novos anúncios e fontes ligadas ao aeroporto de Berlim/Tegel disseram à imprensa alemã que o Verão IATA abrirá com 42 rotas. Por outro lado, a EasyJet mantém contatos com operadores turísticos alemães, na perspectiva de serem solucionados problemas de transporte de potenciais turistas para o exterior, em circuitos que ficaram sem transporte aéreo após a bancarrota da Air Berlin.