EasyJet vai utilizar drones e alta tecnologia na revisão em escala dos seus aviões

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia britânica de baixo custo easyJet anunciou que vai utilizar drones nas inspecções externas dos aviões e ‘óculos 3D de realidade aumentada’ que permitem ver à distância o que os pilotos estão a ver nas cabinas.

Em comunicado distribuído hoje à imprensa, a administradora executiva Carolyn McCall revela que a easyJet, após examinar e avaliar tecnologias revolucionárias em diferentes sectores, optou por ser pioneira na introdução de um conjunto delas na aviação com o objectivo de gerir mais eficazmente a frota.

“A vantagem destas tecnologias emergentes é a três níveis: liberta a nossa equipa de engenheiros para assumir tarefas mais exigente; mantém os nossos custos baixos, o que por sua vez mantém as nossas tarifas baixas; e ajudam a minimizar atrasos mantendo a nossa pontualidade líder para os nossos passageiros”, declarou.

Uma das novidades anunciada é a utilização de drones programados para inspeccionar os aviões e enviar a informação para as equipas de manutenção, actualmente em desenvolvimento e para entrarem ao serviço, em fase experimental, “nos próximos meses”.

Os drones podem ser “muito efectivos” nas inspecções e permitir que inspecções que normalmente levariam mais de um dia sejam feitas “num par de horas” e com “melhor precisão”, salientou o chefe de engenharia da easyJet, Ian Davies, enquanto o chefe da empresa ‘Aerial Robotics’ do Laboratório ‘Bristol Robotics’, parceiro da companhia no projecto, destacava que os drones podem inspeccionar lugares quase inacessíveis.

A utilização das tecnologias 3D ‘Virtual Reality’ e ‘Augmented Reality’, que também está nos planos da easyJet, vão permitir que no seu centro de controlo de operações em Luton, Londres, os engenheiros da companhia tenham “acesso directo a informação visual” do ‘cockpit’ de aviões que estão a milhares de quilómetros de distância, permitindo-lhes antecipar a resolução de problemas técnicos que surjam durante um voo.

Simultaneamente, a easyJet vai dotar as suas tripulações técnicas de ‘Panasonic Toughpads’, abandonando os tradicionais ‘laptops’ e os mapas de navegação em papel, bem como está a desenvolver uma ‘app’ que permitirão aos engenheiros mais rapidez na execução de algumas tarefas, uma das quais, disse, permite-lhes identificar que ‘lâminas’ de um reactor precisam ser substituídas depois de um ‘bird strike’, por exemplo.

Outro dos benefícios esperados é a erradicação do papel nos ‘cockpits’, que a easyJet salienta dizendo que por cada quilo de peso a menos na sua frota poupa cerca de 20 mil dólares por ano.

A easyJet indicou ainda estar a trabalhar na instalação de um sistema que diz ser a mais inovadora ferramenta de antecipação de falhas, com informação directa para o seu departamento de Engenharia e Manutenção enquanto os aviões estão em voo.

O sistema vai receber informação dos parâmetros dos aviões, aplicando-os a um esquema animado que permite aos seus engenheiros prever qualquer problema potencial e tomar as medidas para que sejam solucionados mal o avião aterre e estacione.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...