Bem-vindo, !|Sair

EGTS divulga foto de Airbus com sistema E-taxi em testes

A EGTS (Electronic Green Taxing System)  publicou hoje via twitter @greensystem uma foto dos testes que decorrem nas instalações da Airbus, em Toulouse, França, para o qual foram convidados vários pilotos.

O sistema E-taxi está a ser desenvolvido pela EGTS Internacional, empresa que resulta de um consórcio entre a Airbus, a Honeywell e a Safran, que visa desenvolver um sistema de motor eléctrico que dá autonomia aos modelos A-320 para que possam substituir os tratores que normalmente puxam as aeronaves nos aeroportos. A introdução desse mecanismo poderá diminuir para metade o tempo de permanência em placa, ao mesmo tempo que cortará nos custos da operação nos taxis dos aeroportos (caminhos que ligam as pistas de aterragem às placas de estacionamento), quer após a aterragem, quer antes da descolagem.

Com este sistema, o consórcio estima poupar até 4% de combustível e ainda reduzir pela metade as emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogénio gerados durante as manobras em terra.

A EGTS tem no seu site (veja aqui) um simulador que permite simular a poupança conseguida com o seu sistema. Por exemplo, com uma frota de 30 aviões, com voos de alcance médio de 600 milhas náuticas a poupança pode chegar aos 4 milhões de dólares por ano.

Fotos gentilmente cedida por EGTS.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica