O Embraer 190 MSN001 (primeiro da linha de produção) operado pela divisão comercial da fábrica aeronáutica brasileira, utilizado desde a sua construção em voos de ensaios e de testes, esteve a testar as condições do novo Aeroporto da ilha de Santa Helena, uma possessão da Coroa Britânica no Atlântico Sul. (LINK notícia relacionada).
O avião chegou à ilha na tarde do passado dia 30 de novembro, em voo direto de Recife, uma ligação feita em 03h58.
No dia seguinte, 1 de dezembro, tal como estava previsto a aeronave, com tripulação de fábrica, esteve a fazer diversas aproximações e aterragens no novo Aeroporto de Santa Helena, nomeadamente entrando pela cabeceira da pista 20, que é a que tem se revelado mais problemático, em dias de mais vento.
O governo da ilha distribuiu uma nota de imprensa em que se manifestou satisfeito com o comportamento do Embraer 190, que é considerado como o avião mais adequado para a operação naquele aeroporto, dadas as suas limitações quando da ocorrência de fenómenos de ventos cruzados e turbulência, já que a infraestrutura está construída numa zona elevada entre dois rochedos, sofrendo, muitas vezes, a influência de ventos marítimos bastante fortes.
A representante de Sua Majestade nas ilhas do Atlântico Sul refere na sua nota que o avião brasileiro é um dos aparelhos mais adequados para aterrar em Santa Helena.
Os pilotos do EMB190 MSN001 deflagraram as bandeiras do Brasil e da ilha de Santa Helena, nas janelas do cockpit, ainda no taxiway para o estacionamento.
Tal como aconteceu em ocasiões anteriores os testes do Embraer despertaram a atenção da população da ilha que seguiu com atenção e curiosidade as diversas evoluções do avião brasileiro no seu aeroporto.
- Divulgamos em seguida um vídeo colocado no canal ‘YouTube’ pelo Governo de Santa Helena, em que mostra o Embraer de fábrica a testar as condições da pista de aterragem e a sua própria performance: