Embraer 190IGW da SA Airlink aterrou no Aeroporto de Santa Helena – Com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Um avião de passageiros Embraer ERJ-190IGW da SA Airlink, matrícula ZS-YAA, pousou na manhã desta segunda-feira, dia 21 de agosto, no Aeroporto da Ilha de Santa Helena, num voo de teste que tem em vista o lançamento de uma rota regular entre a África do Sul e o território ultramarino britânico no Atlântico Sul, frente ao continente africano.

O avião que transporta a bordo 35 passageiros, membros da companhia aérea e da autoridade nacional de aviação civil da África do Sul e da Namíbia, aterrou pelas 11h30 locais (mesma hora UTC). Partiu do Aeroporto de Joanesburgo e fez uma escala no Aeroporto de Windhoek, capital da Namíbia, no Sudoeste Africano. O último trajeto até Santa Helena demorou 03h47m.

O Embraer 190IGW é um avião de fabrico brasileiro, de construção recente, entregue há poucos meses à companhia sul-africana que ficou com a concessão da linha regular para a ilha de Santa Helena – a primeira da história deste território britânico. Esta aeronave está preparada para travessias mais extensas sobre o mar, com certificação ETOPS.

 

Um aeroporto muito especial

O Aeroporto de Santa Helena ficou pronto no início do ano passado, tendo recebido em abril de 2016 o primeiro avião comercial, um Boeing 737-800 da Comair, companhia sul-africana subsidiária da British Airways. Contudo, a experiência não resultou e a companhia recusou-se a continuar ou negociar com o Governo de Santa Helena, com vista à criação d euma linha regular entre a África do Sul, alegando que não tinha o avião mais apropriado para este tipo de serviço ou preparado para as condições que os seus pilotos encontraram. Trata-se de um aeroporto muito especial, devido aos ventos cruzados sobre a pista, mas sobretudo por ter sido construído sobre um penhasco, com uma aproximação muito particular, numa zona de muito vento. Há quem o compare com o da ilha da Madeira (Portugal), mas a verdade é que a predominância de ventos fortes e cruzados é muitíssimo mais frequente no Atlântico Sul.

No vídeo que se segue, da autoria de ‘Bo St Helena’, e disponível no canal ‘YouTube’ desde esta segunda-feira, dia 22 de agosto, podemos assistir à aproximação e pouso da aeronave, em que são visíveis os efeitos do vento sobre o aparelho. Contudo, talvez um pouco melhor do que aquando da primeira aterragem do B737-800 da Comair, em 18 de abril de 2016, também disponível no mesmo canal, para quem quiser fazer comparações.

 

  • LINK notícia relacionada
  • Notícia em desenvolvimento – 23h00 UTC

 

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...