Embraer entrega mais uma aeronave E-99M atualizada à Força Aérea Brasileira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a sua quinta aeronave EMB 145 AEW&C, atualizada e designada como E-99M na FAB. A aeronave foi modernizada para desempenhar funções de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), além de participar de missões de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo.

“A entrega do quinto E-99 é um marco importante para o projeto E-99M. Esta é a primeira aeronave entregue em configuração de Capacidade Operacional Plena (FOC), com sistemas totalmente certificados para uso pela Força Aérea Brasileira na proteção do país e da sua soberania nacional,” afirma Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. O executivo acrescenta: “As quatro aeronaves entregues anteriormente serão atualizadas para que possam desempenhar totalmente todas as missões para as quais foram projetadas.”

Desenvolvida utilizando a plataforma estabelecida pelo bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detetar, rastrear e identificar alvos na sua zona de cobertura e transmitir as informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gestão de intercetações, inteligência eletrónica e monitorização de fronteiras.

A aeronave E-99M agora conta com um Radar ‘Erieye’ e sistemas de Comando e Controle (C2) atualizados. Também incluirá novos sistemas de Guerra Eletrónica (Não Comunicação – NCOM), um novo Transponder IFF, sete rádios V/UHF definidos por software, um novo sistema de Áudio de Missão com tecnologia VoIP, e um novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além de uma função de Data Link adaptada a uma nova arquitetura. O interior da aeronave também passou por uma atualização para melhorar o conforto da tripulação e expandir a capacidade operacional com cinco consolas redesenhadas e otimizadas para uso mais eficiente dos sistemas atualizados.

Imagem obtida na cerimónia de entrega à Força Aérea Brasileira do quinto avião modificado no âmbito do projeto E-99M, nas instalações industriais da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. Fotos Embraer/Cláudio Capucho.

O projeto E-99M é liderado pelo Comité Coordenador do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC) junto com a Embraer e fornecedores internacionais como a SAAB, a Aeroelectronica International (AELI) e a Rohde & Schwarz. A Atech, subsidiária da Embraer, participa no projeto desenvolvendo parte do sistema de comando e controle, bem como seis estações de planeamento e análise de missão que oferecerão oportunidades de treino e desenvolvimento para as tripulações.

O EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...