Embraer investigada por suposto pagamento de subornos em Moçambique

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=

A construtora aeronáutica brasileira Embraer está a ser investigada nos Estados Unidos da América por ter supostamente pago subornos para vender aviões de passageiros às Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), divulgou nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, a agência noticiosa portuguesa Lusa, que cita o jornal brasileiro ‘Folha de São Paulo’. De acordo com esta publicação, o Departamento de Justiça dos EUA investiga irregularidades cometidas pela Embraer desde 2010, quando descobriu pagamentos criminosos efetuados na venda de aviões militares para a República Dominicana.

As suspeitas sobre o pagamento de subornos em Moçambique, que eram mantidas sob sigilo pelas autoridades norte-americanas até agora, seriam um desdobramento desta primeira investigação na República Dominicana.

No caso moçambicano a fabricante brasileira teria pago o suborno após vender, em 2008, dois jatos Embraer 190 para a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, companhia aérea de bandeira que é controlada pelo governo de Moçambique, que tem 80% das suas ações.

O jornal brasileiro informou que a Embraer é acusada de pagar suborno em contratos firmados na Arábia Saudita e Índia.

A empresa brasileira não quis comentar o caso, mas num comunicado publicado pela ‘Folha de S. Paulo’ referiu que “desde 2011 tem informado publicamente que vem conduzindo uma ampla investigação interna e cooperando com as autoridades competentes”.

Sem dar detalhes sobre o processo referente à venda dos aviões para a companhia área de Moçambique, a Embraer alegou que “expandiu voluntariamente o escopo da investigação, reportando sistematicamente a evolução do caso ao mercado, e recentemente informou que está negociando acordo com autoridades americanas”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...