Embraer realiza primeira operação de financiamento com solução de seguros AFIC

A construtora aeronáutica brasileira Embraer realizou a sua primeira transação com seguro de crédito denominado ANPI (Aircraft Non-Payment Insurance) no financiamento para a entrega de quatro aeronaves E175 para a companhia aérea norte-americana SkyWest. A transação, concluída em dezembro de 2020, foi apoiada pelo ‘Aircraft Finance Insurance Consortium’ (AFIC), projetado pela ‘Marsh’, e assegurado pela ‘AXIS Insurance’ e pela ‘Sompo International’. O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do Brasil financiou a operação.

Esta operação é uma grande conquista para a indústria de financiamento de aeronaves, sendo a primeira transação apoiada pela AFIC para aeronaves regionais, bem como o primeiro financiamento apoiado pela AFIC para uma companhia aérea com sede nos Estados Unidos, além de ser o primeiro financiamento apoiado pela AFIC para aeronaves comerciais financiadas por uma agência de crédito à exportação (ECA).

O seguro da AFIC oferece flexibilidade adicional ao financiamento de aeronaves da Embraer e pode ser utilizado nos financiamentos via ECA, bancos e mercados de capitais, aprimorando e aumentando as estruturas de financiamento já disponíveis para os clientes da Embraer. O produto da AFIC melhora a qualidade de crédito do financiamento de aeronaves por meio do uso de uma apólice de seguro de não-pagamento assegurada por seguradoras com classificação de grau de investimento. Isso reduz ainda mais os custos gerais de financiamento, ao mesmo tempo em que oferece muitos outros benefícios aos clientes da Embraer, como flexibilidade de termos e rápida implementação.

“Esta transação confirma a ampla aceitação das aeronaves comerciais da Embraer pelos mercados financeiros globais e consolida essa estrutura como uma alternativa atraente para nossos clientes”, disse Antonio Carlos Garcia, vice-presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer. “É um excelente exemplo de como a Embraer tem conseguido implementar e oferecer soluções inteligentes e flexíveis de financiamento para os clientes, em linha com a nova estratégia corporativa para os próximos anos”.

O relacionamento da Embraer com a SkyWest remonta a 1986, quando a SkyWest começou a operar o turboélice EMB 120 Brasília. Desde 2013, a SkyWest comprou mais de 180 jatos E175. A Embraer é a maior fabricante mundial de jatos comerciais de até 150 assentos. A empresa tem 100 clientes em todo o mundo operando as famílias de aeronaves ERJ e E-Jet. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registou quase 1.800 pedidos e 1.600 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais.

A SkyWest Airlines é uma companhia aérea regional norte-americana sediada em St. George, no Estado de Utah. A SkyWest está classificada como uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos. Contudo, como companhia aérea regional, opera para outras grandes companhias aéreas através de acordos de partilha de códigos que contratou com a American Airlines (como American Eagle), Delta Air Lines (como Delta Connection), Alaska Airlines (como Alaska SkyWest) e United Airlines (como United Express).

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica