O novo cargueiro militar KC-390 da Embraer voou pela primeira vez, no dia 3 de Fevereiro, mas o construtor brasileiro ainda não testou o seu ambicioso controlo de sistemas fly-by-wire. No primeiro voo, o sistema de controlo de voo estava totalmente operacional, mas foi mudado para modo direct-law (controlo manual, sem protecções), revelou à Flightglobal, Paulo Gastão Silva, vice-presidente do programa KC-390. Os sidesticks do KC-390 também não estavam totalmente operacionais durante o segundo voo, acrescentou.
Ao longo da primeira fase dos dois anos da campanha de testes, a Embraer irá habilitar gradualmente mais funcionalidades do complexo sistema de fly-by-wire do avião. Voar em modo direct-law é muito similar a voar um avião convencional, com uma ligação directa entre os controlos de voo e as superfícies de controlo da asa. Mais tarde, o KC-390 irá voar em modo normal, em que os controlos fly-by-wire irão melhorar a eficiência e dotar o aparelho das protecções necessárias para prevenir entradas em perda ou manobras mais agressivas.
O primeiro protótipo dos dois KC-390 que farão a campanha de testes continuará a voar até chegar o segundo aparelho, dentro de pouco meses, explicou Gastão Silva. “Os dois protótipos correspondem totalmente à configuração final do avião. Não precisamos de esperar pelo segundo protótipo para estabelecer o envelope do aparelho ou para voar em determinadas condições específicas”, precisou o mesmo responsável.