A Emirates está a comemorar 10 anos de operações do Airbus A380. Desde o seu primeiro voo, do Dubai para Nova Iorque, a 1 de agosto de 2008, o A380 da Emirates já transportou mais de 105 milhões de passageiros, com mais de 1,5 mil milhões de quilómetros percorridos em 115.000 voos, o equivalente a 39.000 viagens por todo o mundo.
A Emirates é a maior operadora do mundo do A380, com 104 aviões de dois andares no ativo, a voar para 49 cidades, em seis continentes, em serviços programados, com mais de 80 voos diários a partir do seu hub no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Além da sua frota de 104 aviões, a companhia aérea tem mais 58 A380 encomendados. Hoje, a Emirates opera a rota mais curta do mundo, do Dubai para o Kuwait, e a mais longa com A380, entre o Dubai e Auckland. A companhia também aumentou os seus voos programados para os principais aeroportos, bem como a procura noutros aeroportos como Manchester, Brisbane, Kuala Lumpur, Houston, Praga, Kuwait, Maurícias, Joanesburgo e São Paulo.
A propósito desta efeméride, Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, considera que “se passaram 10 anos extraordinários desde que o primeiro voo do A380 da Emirates chegou ao céu e hoje é um dos aviões mais reconhecidos e admirados do mundo”.
“Os passageiros adoram voar nele por causa do espaço que apresenta e do conforto que sentem em todas as classes, pelos seus produtos icónicos, como as Suites da Primeira Classe, o Lounge a Bordo e o Shower Spa, os quais vieram redefinir as viagens aéreas. Continuamos muito empenhados em proporcionar a melhor experiência aos nossos passageiros a bordo dos nossos aviões principais e, por isso, procuramos sempre introduzir inovações que continuem a surpreender os que viajem connosco.”, diz Tim Clark.
A Emirates refere que A380, avião comercial com maior capacidade para transporte de passageiros, em todo o mundo, “também teve um impacto significativo na indústria da aviação e nas suas cadeias de produção de alto valor, ajudando centenas de milhares de empregos para trabalhadores qualificados e criando benefícios económicos significativos em países que possuem instalações de produção do A380”. O avião continua a impulsionar o turismo e o comércio para onde quer que voe, estimulando mais tráfego e procura, pelo que esperamos que continue, nos próximos anos, a desempenhar um papel importante na economia e sociedade dos países que serve.
- Para celebrar os 10 anos de serviço na companhia, a Emirates fez um filme, em inglês, no qual descreve a história do icónico A380 na empresa: