A Emirates está proibida pelo Governo da Nigéria de voar para este país africano a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro. A proibição estende-se a outras companhias, nomeadamente Air Namibia, RwandAir, Etihad Airways, Air France e KLM.
O anúncio foi feito pelo ministro da Aviação da Nigéria, Hadi Sirika, na sua conta de ‘Twitter’, na passada sexta-feira, dia 18 de setembro. A decisão de Hadi Sirika não encontrou qualquer explicação até agora, apesar das várias perguntas que têm sido feitas sobre a questão.
Contudo, em relação à Emirates, consta em círculos políticos nigerianos, que a posição de Hadi Sirika seja uma retaliação à suspensão, pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) da concessão de vistos a cidadãos nigerianos que pretendam deslocar-se para o Dubai e não-renovação das autorizações de residência de outros nigerianos que estão nos EAU.
No mês passado, a Embaixada dos Emirados na Nigéria negou as acusações. “No início da pandemia de covid-19, os Emirados Árabes Unidos tomaram uma série de medidas cautelares para combater a propagação do vírus, incluindo a suspensão temporária da emissão de vistos para todas as nacionalidades a partir de 17 de março”, explicou a representação diplomática.
“Depois de entrar na fase de recuperação da pandemia, os Emirados Árabes Unidos relaxaram algumas medidas no dia 7 de julho, permitindo que visitantes de vários países aderissem às medidas de precaução necessárias, incluindo a apresentação de resultados negativos de testes de PCR feitos 92 horas antes sua viagem para os Emirados Árabes Unidos. Isso inclui aqueles que vêm da Nigéria ”, disse o porta-voz da embaixada.
Além da Emirates, que tinha retomado os voos para Lagos em 7 de setembro e Abuja em 9 de setembro, a Nigéria colocou na lista negra da Air Namibia, RwandAir, Etihad Airways, Air France e KLM. A situação destas duas últimas empresas e da Lufthansa (que ainda não tinha sido autorizada a retomar os voos) pode mudar em breve. Isso graças ao encontro da passada sexta-feira entre o Embaixador da União Europeia na Nigéria e o ministro da Aviação deste país africano.
- Na imagem de abertura vemos o avião da Emirates na chegada a Lagos, há poucos dias, aquando da retoma dos voos regulares para Lagos (Nigéria), rota que foi agora interrompida por decisão governamental. Foto © Emirates.