A Emirates realizou o seu primeiro voo de demonstração num Boeing 777-300ER, com um dos seus motores com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). O voo descolou do Aeroporto Internacional do Dubai, comandado pelos capitães Fali Vajifdar e Khalid Nasser Akram. Sobrevoaram a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.
O voo de demonstração abastecido por SAF tem um significado particular, uma vez que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o “Ano da Sustentabilidade”. Assim, mostraram este ano o compromisso do país em procurar soluções inovadoras para desafios que afetam a atualidade, tais como a energia, as alterações climáticas e outras questões relacionadas com a sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos da indústria para permitir um futuro de voo 100% SAF e, desta forma, avançar naqueles que são os objetivos de sustentabilidade dos EAU.
O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Médio Oriente e Norte de África a ser abastecido a 100% por SAF, tem o intuito de reduzir as emissões de CO2 durante o ciclo de vida, uma vez que a indústria tem vindo a procurar aumentar a sua utilização de SAF. Os voos também ajudarão a aperfeiçoar futuras demonstrações de SAF, e também apoiarão a certificação futura, onde o combustível SAF 100% drop-in é aprovado para aviões. Atualmente, o SAF é aprovado para utilização em todos os aviões, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.
A Emirates trabalha lado a lado de parceiros como GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent, com o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional. Foram efetuadas uma série de medições de propriedades químicas e físicas do combustível e, após vários testes laboratoriais e ensaios rigorosos, conseguiram obter uma medida que refletia as qualidades do combustível para aviões. Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas de HEFA-SPK, fornecidas pela Neste, e HDO-SAK da Virent. O combustível de aviação 100% sustentável (SAF) abasteceu um motor GE90, com o combustível convencional a abastecer o outro motor.
- Informação divulgada pela Emirates