A TAP Air Portugal foi distinguida com o galardão ‘European Debt Deal of the Year’ nos ‘Aviations 100 Awards’, da revista britânica ’Airline Economics’, pelo sucesso da emissão de obrigações a cinco anos, no montante total de 375 milhões de euros, concluída no passado 2 de dezembro de 2019, anunciou a companhia. O prémio foi entregue esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, numa cerimónia que teve lugar em Dublin, na Irlanda.
A publicação ‘Airline Economics’ é uma das mais prestigiadas publicações do setor da aviação no mundo e reconhece anualmente os melhores nos ‘Aviation 100 Awards’, através de uma votação internacional realizada por profissionais da indústria.
“Este prémio vem reconfirmar o sucesso daquela que foi a primeira operação de dívida no mercado internacional da história da TAP e reforçar a importância da estratégia de transformação em curso”, afirma Antonoaldo Neves, presidente executivo da companhia aérea portuguesa, para quem “a entrada da TAP no mercado internacional de capitais e o sucesso da operação demonstram a confiança de investidores de vários países na TAP e em Portugal”.
“O sucesso desta emissão de obrigações permitiu à companhia consolidar a posição financeira da TAP, alongando o prazo de maturidade da dívida e criando, assim, condições para dar continuidade à estratégia de transformação que está em curso. Também o rating atribuído à TAP pelas agências internacionais ‘Standard and Poor’s’ e ‘Moody’s’, que representa uma avaliação independente da credibilidade e da confiança junto do mercado, e que colocou a companhia em linha com um restrito grupo de empresas no âmbito do mercado global de aviação, foi uma alavanca importante para os resultados obtidos na emissão de obrigações premiada”, diz o comunicado da TAP distribuído em Lisboa.