Empresa de ‘handling’ boicota ‘check-in’ da Iberia em Dakar

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=

O Airbus A321 da companhia espanhola Iberia, matrícula EC-IGK, que fez o voo IB3329, na quinta-feira, dia 26 de janeiro, entre Dakar e Madrid, pousou no Aeroporto Internacional de Barajas/Adolfo Suaréz, sem passageiros, pelas 04h00 da manhã desta sexta-feira, dia 27.

A explicação para o acontecimento não é a falta de passageiros, mas sim o facto da companhia de handling senegalesa se ter recusado a registar os cerca de 170 passageiros que se apresentaram no balcão de check-in para viajar até à capital espanhola.

A imprensa senegalesa considera o evento inédito e adianta que os passageiros foram impedidos de embarcar por ordem do diretor-geral da empresa AHS – Aviation Handling Services (nacionalizada em junho do ano passado e sob tutela dos ministérios do Turismo e dos Transportes Aéreos do Senegal). A decisão teve o apoio dos funcionários da empresa no Aeroporto Internacional Leopold S. Senghor, acrescenta o jornal ‘La Tribune’ de Dakar.

A razão que levou a tal decisão é a Iberia ter decidido mudar de empresa de handling em Dakar e terá já enviado uma comunicação com seis meses de antecedência avisando de que em breve passará a utilizar os serviços do outro operador de handling. Este, denominado ‘Sénégal Handling Services’, está a ser apoiado pelo Grupo Air France/KLM e é, naturalmente, o grande concorrente do atual. Por isso, os ânimos alteraram-se.

Os passageiros foram colocados em hotéis de Dakar e diversos doentes graves que se deslocariam para tratamento em estabelecimentos hospitalares na Europa, voltaram a ser internados em clínicas da capital senegalesa.

“Trata-se de um facto inusitado na história aeroportuária do Senegal e talvez em todo o mundo”, comenta o jornal senegalês ‘La Tribune’ que adianta que o boicote poderá custar alguns milhares de euros à empresa que recusou proceder ao check-in dos passageiros.

 

Iberia diz que é um conflito laboral ao qual está alheia e protege os passageiros

A companhia espanhola comentou na tarde desta sexa-feira, dia 27, a situação que ocorreu com o voo IB3329 Dakar-Madrid na quinta-feira. Consuelo Arias Hernández, porta-voz da Iberia, confirmou ao ‘Newsavia’ que os 168 passageiros que tinham bilhete para viajar nesse voo não o puderam fazer “devido a um conflito laboral numa empresa de handling do aeroporto de Dakar”.

“O pessoal da Iberia no Senegal atendeu os passageiros do voo, tendo-lhes oferecido hotel e as correspondentes refeições durante a sua estada e enquanto não forem encaminhados para os seus destinos”, adianta a informação.

Foram mudadas as reservas de 80 passageiros para outras companhias aéreas e os restantes 88 passageiros viajarão nesta sexta-feira e no sábado nos voos regulares da Iberia de Dakar para Madrid ou com outras companhias.

“A Iberia lamenta que os seus clientes tenham sido afectados por esta situação e pede desculpas pelos transtornos causados por um conflito laboral que lhe é estranho”, observando que os seus funcionários “continuam a trabalhar para facilitar quanto antes a viagem aos passageiros afetados para os seus destinos finais”.

Entretanto a Iberia tem um voo programado para esta sexta-feira, dia 27, entre Madrid e Dakar que deverá partir de Barajas pelas 18h00.

 

  • Notícia atualizada às 15h45 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...