Empresa portuguesa apoia estudantes na construção e lançamento de rocket   

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

No âmbito da sua missão de encontrar projetos tecnológicos que contribuam para a criação de um Futuro Brilhante, a KWAN – empresa portuguesa especializada em outsourcing e nearshoring de perfis tech – aliou-se ao projeto RED (Rocket Experiment Division), constituído por alunos de vários cursos do Instituto Superior Técnico (IST) e inserido no Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do IST (AeroTéc), patrocinando a construção do seu mais recente e avançado foguete: Camões.

Idealizado por dois estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, o RED nasceu em 2017 para projetar, construir, testar e lançar rockets com um propósito científico e educacional. Passados quase seis anos, o sonho deste grupo, de aproximadamente 100 alunos, é conquistar o 1º lugar do European Rocketry Challenge (EuRoC) 2023, após ter sido vice-campeão na edição passada, com o Baltasar a ser o primeiro rocket, projetado por uma equipa universitária portuguesa, lançado e recuperado com êxito.

O EuRoC é a primeira competição de lançamento de foguetes para universidades europeias, promovida pela Agência Espacial Portuguesa com o apoio do Exército português, e que se realiza desde 2020. A edição deste ano decorrerá entre 10 e 16 de outubro, em Constância, com a participação de alunos de mais de 10 países.

Modificando detalhes de design no sentido de o tornar mais robusto e confiável, o rocket ‘Camões’ competirá na categoria de 3000 metros de altitude com propulsão sólida. Levará três experiências científicas a bordo, tornando-se o veículo com maior capacidade de transporte alguma vez realizado pela RED, que já é a primeira equipa portuguesa a ser premiada no EuRoC.

Apoiar o Camões é natural para a KWAN na medida em que quando criámos a nossa missão Road to Mars em 2021, comprometemo-nos a contribuir para projetos inovadores e que desafiem quem os faz a ultrapassar-se. Este é por isso mais do que um simples lançamento, é uma celebração do potencial humano e um tributo ao poder da tecnologia que leva a humanidade a patamares nunca antes imaginados”, explica Duarte Fernandes, cofundador e COO da empresa portuguesa.

No passado dia 12 de julho realizou-se, ao final da tarde, a cerimónia de apresentação do ‘Camões’ no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com o objetivo de também realçar o papel de Portugal, das suas Universidades e dos estudantes na Exploração Espacial. O evento de revelação para os parceiros do projeto contou com a presença de 140 pessoas, entre as quais o presidente do IST, o professor Rogério Colaço, o coordenador da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial do IST, o professor Fernando Lau, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa, o engenheiro Ricardo Conde.

 

Sobre a KWAN

Pertencente ao Grupo Rupeal, a KWAN é uma empresa especializada em outsourcing e nearshoring de perfis tech. Foca-se em fazer a melhor correspondência possível, e o posterior acompanhamento, entre profissionais de TI e projetos tecnológicos de forma a maximizar a sua realização profissional e retenção, e assim, ajudar a construir um Futuro Brilhante.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Menzies Aviation (ex-Groundforce) mantém greve nos aeroportos portugueses entre 22 a 26 de dezembro

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) vai...

Avião da Norwegian sai de pista e fica à beira de um fiorde no norte da Noruega

Um avião Boeing 737-800 da companhia de baixo custo...

TAP atinge dois milhões de passageiros nas rotas Portugal-Brasil neste ano

Número inédito de passageiros consolida a liderança da TAP...