Empresa portuguesa Leasy Fly cria companhia aérea em Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa de aluguer de aviões Lease Fly prevê avançar nos próximos seis meses com a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA) de companhia aérea regional para a ‘Cabo Verde Connect’.

A informação foi avançada à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’ pelo director executivo da Lease Fly, José Madeira, no dia em que a empresa portuguesa começou a assegurar voos domésticos entre as ilhas da República de Cabo Verde, no âmbito de um consórcio liderado pela Cabo Verde Airlines (CVA), de que também faz parte o grupo português Newtour, que detém o operador turístico ‘Soltrópico’ e o master franchise das agências de viagens ‘Bestravel’.

O consórcio opera as ligações das ilhas de Santiago (Cidade da Praia), São Vicente e Fogo para a ilha do Sal, onde a CVA instalou um hub para os seus voos internacionais.

Até agora, as ligações aéreas entre as ilhas eram asseguradas apenas pela companhia Binter Cabo Verde, mas o Governo cabo-verdiano tem insistido que o mercado está aberto a novas operadoras.

O primeiro ATR42-300 da Lease Fly, com uma configuração para transportar 48 passageiros e que nesta terça-feira, dia 13 de agosto, iniciou as ligações domésticas (entre o Sal e as ilhas de Santiago e São Vicente), chegou a Cabo Verde a 30 de julho (LINK notícia relacionada).

“A nossa previsão é introduzir um segundo avião em outubro de 2019. Depois, em função daquilo que forem as necessidades de mercado e da própria CVA, poderemos ampliar a nossa frota. (…) Sendo a empresa especializada em aviões ATR, é previsível que nos mantenhamos com este tipo de operação e aeronaves”, acrescentou.

José Madeira salienta que a operação que agora se iniciou “foi feita e desenhada em conjunto com a CVA, para dar resposta a necessidades de tráfego”, nomeadamente no hub do Sal, com a Lease Fly a prestar o serviço à CVA nos próximos seis meses.

A operação foi criada “também para colmatar algumas necessidades de voos para as ligações entre ilhas”, acrescentou José Madeira.

Registada em Portugal, a Lease Fly também tem bases operacionais em Espanha e França, sendo um operador especializado no transporte aéreo regional e executivo.

A entrada no mercado cabo-verdiano fez-se através da parceria com a CVA e nas rotas domésticas, mas o objectivo da administração da Lease Fly passa por ter uma empresa própria cabo-verdiana, podendo “ser estudadas rotas regionais para países próximos de Cabo Verde”.

“O nosso plano é certificar, após seis meses, uma empresa aérea em Cabo Verde, certificação esta que será feita seguindo a regulamentação cabo-verdiana difundida pela Autoridade de Aviação Civil de Cabo Verde. O investimento a realizar será o necessário para certificar e operar uma companhia aérea regional”, acrescentou.

 

Cabo Verde Connect terá dois aviões e cerca de 50 colaboradores no País

Embora sem quantificar, José Madeira garante que esse investimento será “considerável” e incluirá instalações, frota de aviões, equipamento de manutenção, serviços de consultoria para a certificação da empresa, entre outros.

“Quanto aos postos de trabalho, contamos que a totalidade ou grande maioria sejam colaboradores oriundos do arquipélago de Cabo Verde. Se tivermos como base a estrutura da Lease Fly em Portugal, diria que entre tripulantes, pessoal de manutenção, dirigentes e técnicos, estaremos a falar de um número nunca inferior a 50 postos de trabalho altamente qualificados”, assumiu ainda o diretor executivo da empresa portuguesa.

“Poderia chamar-se Cabo Verde Connect”, disse José Madeira, questionado pela ‘Lusa’ sobre a futura empresa a criar pela Lease Fly.

Do “ponto de vista puramente empresarial”, admite que a entrada no mercado cabo-verdiano representa “um risco e também uma oportunidade”, mas “do ponto de vista afectivo representa a nossa vontade de deixar uma marca em Cabo Verde”.

“Marca essa que terá como referência a qualidade do nosso serviço a satisfação das necessidades da população de Cabo Verde e da companhia de bandeira [CVA] e a proximidade com todos os agentes do arquipélago”, concluiu.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...