O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, apresentou a proposta para uma nova estratégia para o Espaço (‘Portugal Espacial 2030’) nos Laboratórios do Centro Europeu de Investigação Espacial e Tecnologia da Agência Espacial Europeia, na Holanda, anunciou nesta terça-feira, dia 11 de julho, o Governo Português.
Uma nota governamental indica que a posição de Portugal baseia-se em três eixos fundamentais: Estimular novos usos e mercados para dados espaciais; criar novas atividades tecnológicas e empresariais na área da produção de dados com base em micro e não satélites, e no desenvolvimento de novos serviços de lançadores; e dar continuidade à capacidade científica e tecnológica nacional na área do Espaço, incluindo a promoção da educação e cultura científica para o Espaço.
O programa ‘Portugal Espacial 2030’ vem reforçar o posicionamento estratégico do País no Atlântico, no âmbito internacional da preparação da agenda de investigação sobre Interações Atlânticas, para além da instalação do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (Air Centre), que será criado nos Açores.
Criar e reforçar a investigação, inovação e crescimento da cooperação internacional do tecido empresarial português são outras metas da Estratégia.
‘Portugal Espacial 2030’ foi apresentada a discussão pública durante o encontro Ciência 2017, que decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, em Lisboa.