A fábrica checa Evektor iniciou em Novembro do ano passado, junto da EASA, o processo de certificação tipo para o EV-55 Outback. O avião foi colocado sob a categoria normal CS-23.
“É um momento particularmente importante para os funcionários da Evektor e excelentes notícias para os operadores que procuram um avião moderno com múltiplas funcionalidades e com uma enorme capacidade ao nível da produtividade. O projeto saiu na fase de desenvolvimento para a fase de certificação que inclui testes em terra e em voo. Gostaria de agradecer a todos os que contribuirão para o desenvolvimento deste avião excecional”, afirmou o designer Petr Sterba.
A construção do segundo protótipo, que estará envolvido nos testes de certificação, já começou. No entanto, o primeiro protótipo já fez 220 horas de voo em mais de 250 testes. As vibrações, características em voo lento e performances na aterragem e descolagem já foram testadas confirmando as qualidades estruturais do EV-55.
Os testes ao segundo protótipo deverão ficar concluídos no primeiro trimestre de 2017.
O EV-55 Outback é um bi-turbo capaz de transportar até 9 passageiros ou carga. A excelente produtividade do EV-55 é proporcionada pela espaçosa cabina com um volume total de 12,5 m3 e por uma velocidade de cruzeiro alta de 220 nós. O avião é capaz ainda de operar em pistas curtas construídas em altitude.
Conheça o EV-55, desenhado e construído na República Checa, que promete revolucionar o mercado de transporte de passageiros e carga regional.
Mapas de alcance
Brasil
Portugal
Angola
Moçambique