Eve (Embraer) e EDP Brasil juntas no desenvolvimento da infraestrutura para o eVTOL

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), empresa criada pela Embraer para desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM), assinou um Memorando de Entendimento com a EDP Brasil, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. As duas companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) comecem a operar.
Alguns dos assuntos cobertos pela pesquisa colaborativa serão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas irão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM viável após os resultados da análise.
“A inovação é um dos pilares da EDP e é um tema que recebe a nossa atenção de forma permanente. Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil, citada num comunicado distribuído nesta quinta-feira, dia 15 de julho, na Flórida (EUA), onde está sediada a Eve.
“A nossa colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalhamos para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado. A análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estamos cumprindo as metas do setor. Para nós, na Eve, este é o próximo passo na preparação do ecossistema de UAM para o futuro do voo urbano”, disse Andre Stein, presidente executivo da Eve.

O ‘know-how’ da EDP no desenvolvimento de soluções de mobilidade

A EDP [grupo de empresas com matriz portuguesa], tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030 e desenvolver novos produtos e soluções comerciais para promover a descarbonização. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo. A sua expansão no Brasil e a expertise da Eve contribuem para a implementação de soluções abrangentes de carregamento em UAM para apoiar futuros veículos e sistemas para todos os participantes desse mercado.
Essa parceria será desenvolvida por meio das equipas de Inovação da Eve e da EDP, em conjunto com sua unidade de investimento em capital de risco no Brasil, a EDP Ventures Brasil. As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. Isso segue o anúncio anterior da colaboração da Embraer e da EDP no demonstrador elétrico de asa fixa, em 2020, que ainda está em andamento.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...