Verificou-se neste sábado, dia 18 de setembro, uma explosão a bordo de um avião Boeing 777-300ER da Air France (voo AF393), matrícula F-GSQD, que tinha acabado de descolar do Aeroporto Internacional de Pequim, na República Popular da China, com destino ao Aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, em França.
Segundo o site chinês de assuntos aeronáuticos ‘FAT III Aviation’, que cita declarações de passageiros que seguiam a bordo, o som da explosão foi forte e ocorreu na parte de trás da aeronave, na fila 52, poucos minutos após o avião levantar voo para uma viagem sem escalas até a cidade de Paris. Não se registaram labaredas. Apenas fumo negro. A explosão destruiu alguns assentos e são visíveis estragos no forro da cabina do avião, tendo ficado marcas de fumo numa janela e nas mesas de apoio dos assentos. As fotos das redes sociais mostram os estragos visíveis.
A companhia aérea já reconheceu o “incidente técnico”, e disse que o avião aterrou imediatamente em segurança, 16 minutos após a descolagem, pelas 04h03 locais (20h03 de sexta-feira, dia 17, no horário UTC), numa manobra de sucesso, acompanhada atentamente por meios de socorro em terra. Os bombeiros aeroportuários em Pequim, e equipas médicas de primeira intervenção, tomaram posição e acompanharam a aterragem do aparelho que será observado neste fim-de-semana por técnicos da Air France que já se encontram em viagem para a China num outro avião que embarcará os passageiros, entretanto acolhidos num hotel da capital chinesa, de regresso à Europa.
Não há, por enquanto grandes explicações para o sucedido. Notícias não confirmadas oficialmente apontam para uma avaria no sistema de ar condicionado, que terá provocado a explosão. De realçar a atitude determinada do comandante e da sua equipa em aterrar imediatamente o avião, uma manobra de grande risco atendendo a que os depósitos estavam cheios de combustível para uma viagem intercontinental. Um facto que está em destaque na manhã deste sábado, em diversos sites de informação aeronáutica.
#BREAKING @airfrance #AF393 returned to Beijing PEK earlier today, pax said there was an explosion.
PAX told us he heard a loud sound as the plane takes off, then feel a rush of air coming from under his feet, followed by loud noise from ceiling and smoke smell. He also said… pic.twitter.com/mBJR1bAWgN
— FATIII Aviation (@FATIIIAviation) September 18, 2021
O voo deveria chegar a Paris pelas 07h45 locais deste sábado. Será anunciado um novo horário para a partida em Pequim, na tarde deste sábado, após a chegada do avião de substituição que se encontra em viagem.
No decorrer deste sábado a Air France distribuiu uma nota informativa em que informa que “uma falha de um sistema pneumático na aeronave levou a uma sobrepressão numa das condutas de ar condicionado, que espalhou resíduos e pó na cabina”.
“As tripulações são treinadas e regularmente instruídas para realizar este procedimento, que é previsto pelo fabricante e pelas instruções do avião”, explicou a Air France, acrescentando que os passageiros estão a ser reencaminhados para Paris a bordo de outro avião Boeing 777.
- Notícia atualizada às 18h00 UTC.
- As fotos publicadas foram divulgadas em contas de usuários da rede social Weibo na China e depois reproduzidas no Twitter e Instagram no Ocidente.