Explosão a bordo de Boeing 777 da Air France – Avião aterrou em segurança

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Verificou-se neste sábado, dia 18 de setembro, uma explosão a bordo de um avião Boeing 777-300ER da Air France (voo AF393), matrícula F-GSQD, que tinha acabado de descolar do Aeroporto Internacional de Pequim, na República Popular da China, com destino ao Aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, em França.

Segundo o site chinês de assuntos aeronáuticos ‘FAT III Aviation’, que cita declarações de passageiros que seguiam a bordo, o som da explosão foi forte e ocorreu na parte de trás da aeronave, na fila 52, poucos minutos após o avião levantar voo para uma viagem sem escalas até a cidade de Paris. Não se registaram labaredas. Apenas fumo negro. A explosão destruiu alguns assentos e são visíveis estragos no forro da cabina do avião, tendo ficado marcas de fumo numa janela e nas mesas de apoio dos assentos. As fotos das redes sociais mostram os estragos visíveis.

A companhia aérea já reconheceu o “incidente técnico”, e disse que o avião aterrou imediatamente em segurança, 16 minutos após a descolagem, pelas 04h03 locais (20h03 de sexta-feira, dia 17, no horário UTC), numa manobra de sucesso, acompanhada atentamente por meios de socorro em terra. Os bombeiros aeroportuários em Pequim, e equipas médicas de primeira intervenção, tomaram posição e acompanharam a aterragem do aparelho que será observado neste fim-de-semana por técnicos da Air France que já se encontram em viagem para a China num outro avião que embarcará os passageiros, entretanto acolhidos num hotel da capital chinesa, de regresso à Europa.

Não há, por enquanto grandes explicações para o sucedido. Notícias não confirmadas oficialmente apontam para uma avaria no sistema de ar condicionado, que terá provocado a explosão. De realçar a atitude determinada do comandante e da sua equipa em aterrar imediatamente o avião, uma manobra de grande risco atendendo a que os depósitos estavam cheios de combustível para uma viagem intercontinental. Um facto que está em destaque na manhã deste sábado, em diversos sites de informação aeronáutica.

O voo deveria chegar a Paris pelas 07h45 locais deste sábado. Será anunciado um novo horário para a partida em Pequim, na tarde deste sábado, após a chegada do avião de substituição que se encontra em viagem.

No decorrer deste sábado a Air France distribuiu uma nota informativa em que informa que “uma falha de um sistema pneumático na aeronave levou a uma sobrepressão numa das condutas de ar condicionado, que espalhou resíduos e pó na cabina”.

“As tripulações são treinadas e regularmente instruídas para realizar este procedimento, que é previsto pelo fabricante e pelas instruções do avião”, explicou a Air France, acrescentando que os passageiros estão a ser reencaminhados para Paris a bordo de outro avião Boeing 777.

 

  • Notícia atualizada às 18h00 UTC.
  • As fotos publicadas foram divulgadas em contas de usuários da rede social Weibo na China e depois reproduzidas no Twitter e Instagram no Ocidente.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...