Explosão a bordo de Boeing 777 da Air France – Avião aterrou em segurança

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Verificou-se neste sábado, dia 18 de setembro, uma explosão a bordo de um avião Boeing 777-300ER da Air France (voo AF393), matrícula F-GSQD, que tinha acabado de descolar do Aeroporto Internacional de Pequim, na República Popular da China, com destino ao Aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, em França.

Segundo o site chinês de assuntos aeronáuticos ‘FAT III Aviation’, que cita declarações de passageiros que seguiam a bordo, o som da explosão foi forte e ocorreu na parte de trás da aeronave, na fila 52, poucos minutos após o avião levantar voo para uma viagem sem escalas até a cidade de Paris. Não se registaram labaredas. Apenas fumo negro. A explosão destruiu alguns assentos e são visíveis estragos no forro da cabina do avião, tendo ficado marcas de fumo numa janela e nas mesas de apoio dos assentos. As fotos das redes sociais mostram os estragos visíveis.

A companhia aérea já reconheceu o “incidente técnico”, e disse que o avião aterrou imediatamente em segurança, 16 minutos após a descolagem, pelas 04h03 locais (20h03 de sexta-feira, dia 17, no horário UTC), numa manobra de sucesso, acompanhada atentamente por meios de socorro em terra. Os bombeiros aeroportuários em Pequim, e equipas médicas de primeira intervenção, tomaram posição e acompanharam a aterragem do aparelho que será observado neste fim-de-semana por técnicos da Air France que já se encontram em viagem para a China num outro avião que embarcará os passageiros, entretanto acolhidos num hotel da capital chinesa, de regresso à Europa.

Não há, por enquanto grandes explicações para o sucedido. Notícias não confirmadas oficialmente apontam para uma avaria no sistema de ar condicionado, que terá provocado a explosão. De realçar a atitude determinada do comandante e da sua equipa em aterrar imediatamente o avião, uma manobra de grande risco atendendo a que os depósitos estavam cheios de combustível para uma viagem intercontinental. Um facto que está em destaque na manhã deste sábado, em diversos sites de informação aeronáutica.

O voo deveria chegar a Paris pelas 07h45 locais deste sábado. Será anunciado um novo horário para a partida em Pequim, na tarde deste sábado, após a chegada do avião de substituição que se encontra em viagem.

No decorrer deste sábado a Air France distribuiu uma nota informativa em que informa que “uma falha de um sistema pneumático na aeronave levou a uma sobrepressão numa das condutas de ar condicionado, que espalhou resíduos e pó na cabina”.

“As tripulações são treinadas e regularmente instruídas para realizar este procedimento, que é previsto pelo fabricante e pelas instruções do avião”, explicou a Air France, acrescentando que os passageiros estão a ser reencaminhados para Paris a bordo de outro avião Boeing 777.

 

  • Notícia atualizada às 18h00 UTC.
  • As fotos publicadas foram divulgadas em contas de usuários da rede social Weibo na China e depois reproduzidas no Twitter e Instagram no Ocidente.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...