F-16 turco derruba caça Su-25 arménio – Morreu o piloto

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião caça F-16 da Força Aérea da Turquia abateu nesta terça-feira, dia 29 de setembro, um caça Sukhoi Su-25, de fabrico russo, da Força Aérea Arménia, na região de Vardenis, anunciou na manhã desta quarta-feira o Governo da Arménia.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, distribuído em Erevan, capital do país, o Su-25 arménio estava em missão de combate sobre território nacional, para repelir ataques das forças do Azerbaijão e dos seus apoiantes, nomeadamente a Turquia, sobre alvos militares ou civis. O piloto, de nacionalidade arménia, “morreu como um herói”, destaca a comunicação oficial.

Em Ancara, capital da Turquia, fontes governamentais desmentiram a ocorrência e aconselharam o Azerbaijão a se retirar da região de Nagorno-Karabakh, foco do conflito armado, que se reacendeu neste fim-de-semana.

Os dois países mantêm relações tensas desde fevereiro de 1988, quando aquela região autónoma, maioritariamente habitada por cidadãos arménios, anunciou a intenção de sair da então República Socialista Soviética do Azerbaijão. Um conflito que se tem mantido, mesmo depois da queda da ex-União Soviética. Após as hostilidades de 1992-1994, o Azerbaijão perdeu o controle sobre Nagorno-Karabakh, bem como sobre outros sete distritos ao redor.

Passados 16 anos o atual presidente, Ilham Aliev, decretou no domingo passado uma mobilização parcial no país devido ao aumento das tensões no enclave de Nagorno-Karabakh, onde separatistas apoiados pela Arménia, iniciaram um bombardeamento do território do Azerbeijão. Na Arménia foi decretada a mobilização geral.

Há notícias dispersas, mas não confirmadas, sobre a destruição de meios aéreos em combate. As agências noticiosas internacionais referem que são helicópteros e aviões de combate, e que o número de baixas entre militares de ambas as partes já ultrapassa a centena.

 

  • A imagem de abertura foi distribuída pelo Ministério da Defesa da Arménia e mostra destroços do Sukhoi Su-25 derrubado pela Força Aérea Turca.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...