F-16 turco derruba caça Su-25 arménio – Morreu o piloto

Um avião caça F-16 da Força Aérea da Turquia abateu nesta terça-feira, dia 29 de setembro, um caça Sukhoi Su-25, de fabrico russo, da Força Aérea Arménia, na região de Vardenis, anunciou na manhã desta quarta-feira o Governo da Arménia.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, distribuído em Erevan, capital do país, o Su-25 arménio estava em missão de combate sobre território nacional, para repelir ataques das forças do Azerbaijão e dos seus apoiantes, nomeadamente a Turquia, sobre alvos militares ou civis. O piloto, de nacionalidade arménia, “morreu como um herói”, destaca a comunicação oficial.

Em Ancara, capital da Turquia, fontes governamentais desmentiram a ocorrência e aconselharam o Azerbaijão a se retirar da região de Nagorno-Karabakh, foco do conflito armado, que se reacendeu neste fim-de-semana.

Os dois países mantêm relações tensas desde fevereiro de 1988, quando aquela região autónoma, maioritariamente habitada por cidadãos arménios, anunciou a intenção de sair da então República Socialista Soviética do Azerbaijão. Um conflito que se tem mantido, mesmo depois da queda da ex-União Soviética. Após as hostilidades de 1992-1994, o Azerbaijão perdeu o controle sobre Nagorno-Karabakh, bem como sobre outros sete distritos ao redor.

Passados 16 anos o atual presidente, Ilham Aliev, decretou no domingo passado uma mobilização parcial no país devido ao aumento das tensões no enclave de Nagorno-Karabakh, onde separatistas apoiados pela Arménia, iniciaram um bombardeamento do território do Azerbeijão. Na Arménia foi decretada a mobilização geral.

Há notícias dispersas, mas não confirmadas, sobre a destruição de meios aéreos em combate. As agências noticiosas internacionais referem que são helicópteros e aviões de combate, e que o número de baixas entre militares de ambas as partes já ultrapassa a centena.

 

  • A imagem de abertura foi distribuída pelo Ministério da Defesa da Arménia e mostra destroços do Sukhoi Su-25 derrubado pela Força Aérea Turca.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica