Bem-vindo, !|Sair

FAA ordena à Boeing correções de software que podem colocar 747-800 em perigo

A FAA (Federal Aviation Administration) ordenou esta semana à  construtora norte-americana Boeing uma reparação imediata em toda a sua frota de modelos 747-800, afirmando que uma falha no software de gestão dos motores, pode provocar uma falha de potência inadvertida nas aproximações à pista.
Esta directiva de “air-worthiness” da FAA dirige-se para os modelos 747-800 e 747-800F equipados com os motores General Electric.

Este up-grade de software deverá ser feito imediatamente e a falha corrigida nos modelos em construção e futuros. A ordem de correcção, a quarta envolvendo o novo 747-80, afecta só nos Estados Unidos 7 aeronaves, e 66 a nível internacional.

Com o modelo a voar desde Outubro de 2011, a Boeing já veio a público afirmar que nunca registou nenhum problema relacionado com o software.

A Boeing afirmou em comunicado que uma análise da informação detalhada dos sistemas revelou que existe um potencial problema e que já o comunicou a todos os clientes, disponibilizando um up-date do software que é pertença da GE. Afirmou ainda que a maioria dos operadores do novo modelo já optaram pelo up-date, embora o risco de falha seja extremamente remoto, afirma a Boeing.

De acordo com a FA, o risco está quando o avião regressa ao “air mode” depois de abortar uma aterragem. Esta alteração pode provocar uma activação inadvertida dos sistemas de reverse do motor devido à falta de pressão hidráulica, provocando assim uma quebra de velocidade e potência num momento crucial da subida.

Frota Actual :

Operadores Privado de Jactos de Negócio / VIP – 8 747-800
Atlas Air – 8 747-800F
Lufthansa – 11 – 747-800
Cathay Pacific – 13 747-800F
Cargo Lux – 8 747-800F

Outros operadores

Korean Airlines
Nippon Cargo
Volga- Dnepr UK

  • Notícia da Reuters

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica