A Força Aérea Brasileira (FAB) revelou, nesta segunda-feira, dia 26 de março, que detetou um avião carregado com cerca de 330 quilogramas de cocaína que entrou em espaço aéreo brasileiro e foi acompanhado até uma pista clandestina, a sudeste do município de Jacareacanga, no Estado do Pará, no norte do país.
A droga estava a bordo do avião monomotor de matrícula PP-HAR que foi classificado como tráfego aéreo desconhecido por não ter apresentado plano de voo. A aeronave provavelmente veio da Bolívia.
A ação, anunciou a FAB em nota de imprensa, faz parte da ‘Operação Ostium’ para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Também colaboraram neste caso o Grupo Especial de Fronteira e o Centro Integrado de Operações Aéreas, ambos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso.
A aeronave foi monitorada e a sua última posição conhecida pelos órgãos de defesa aérea foi próxima ao Rio Crepori, afluente do Tapajós.
Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 (nossa foto de abertura) foram utilizadas para monitorar e efetuar a detecção do avião.
Após a confirmação da localização da aeronave em uma pista clandestina, a equipa da Polícia Federal foi transportada em uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso para efetuar a abordagem em solo.
- Foto © FAB – Força Aérea Brasileira