FAB intercepta bimotor ligeiro carregado com cocaína em Goiás

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Uma operação conjunta entre Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de Goiás e a Força Aérea Brasileira (FAB), interceptou, no início da tarde deste domingo, dia 25 de junho, no município de Jussara, uma aeronave ligeira bimotor, matrícula PT-IIJ, que invadiu espaço aéreo brasileiro, por suspeita de tráfico de drogas e voo ilegal.

Após a abordagem da aeronave que apenas alcançou terra após um tiro de intimidação da FAB, as autoridades envolvidas na operação, apreenderam cerca de 500 quilogramas de cocaína, uma carga avaliada em cerca de 10 milhões de reais.

A tripulação do avião evadiu-se do local onde fez uma aterragem de emergência para fugir ao controlo das autoridades, não se sabendo se ficaram feridos ou não. O avião apresenta-se bastante danificado, após o pouso forçado num terreno sem árvores. Equipas da Polícia Militar estão fazendo buscas na região com o intuito de localizá-los.

Neste ano já foram apreendidas pela Polícia Militar de Goiás cerca de 13,5 toneladas de drogas, anunciaram as autoridades.

Fotos © Força Aérea Brasileira

Um nota oficial da FAB, distribuída neste domingo, refere que o avião tinha descolado da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (Estado de Mato Grosso) com destino a Santo António Leverger, no mesmo Estado.

A interceptação, feita pela aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB, iniciou-se às 13h17 da tarde deste domingo. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, tendo interrogado o piloto do bimotor e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (Goiás).

Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, voltou a ganhar altitude. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório.

O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e faz buscas no local. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.

 

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...