Bem-vindo, !|Sair

Falha de radar no Aeroporto de Lisboa – Tráfego já foi retomado

O espaço aéreo de Lisboa esteve na noite deste domingo, dia 28 de outubro, limitado devido à avaria em sistemas de radares no aeroporto da capital portuguesa e alguns voos foram desviados, confirmou a NAV – Navegação de Portugal.

“Falha radar total desde as 19h40 às 20h08 através do método de controlo convencional”, refere uma nota da NAV enviada à agência de notícias ‘Lusa’, logo após a reabertura do tráfego aéreo na área da capital portuguesa.

“Todo o tráfego que estava dentro da Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa”, lê-se na nota, “já tinha aterrado e o tráfego que ainda estava a sobrevoar as RIV adjacentes divergiu para outros aeroportos e não houve descolagens”.

De acordo com a mesma nota, às 20h46 o sistema foi recuperado.

Fonte da NAV adiantou à ‘Lusa’ que “o tráfego começou a descolar e a aterrar” a partir das 20h46, sendo agora “natural” que leve umas horas a estabilizar, devido ao fluxo de aviões.

A mesma fonte explicou que os voos que divergiram vão ter que regressar a Lisboa, mas que essa é uma decisão das companhias aéreas sobre a altura em o vão fazer.

Contudo, a NAV admite que “até ao final da noite” esteja tudo estabilizado e, para isso, vai permitir mais voos no espaço aéreo de Lisboa. A avaria está a “ser alvo de uma avaliação técnica”, segundo a NAV.

O alerta sobre a avaria nos sistemas de radar do Aeroporto de Lisboa tinha sido dado, primeiro pelo Eurocontrol – Organização Europeia para a Segurança Aérea e por contas do Twitter dos controladores aéreos espanhóis, que depois destacaram a rapidez com que os técnicos portugueses solucionaram a avaria.

Alguns aviões que estavam na aproximação a Lisboa no intervalo da avaria, divergiram para aeroportos alternativos, tendo sido recomendado ao que se dirigiam para a capital portuguesa para seguirem para o Porto e Faro através do controlo aéreo de Madrid, capital de Espanha.

 

  • Notícia atualizada às 23h05 UTC

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica