A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou esta manhã, em Lisboa, que está a trabalhar em estreita cooperação com a ANA – Aeroportos de Portugal no sentido de proceder à optimização da gestão de movimentos no Aeroporto de Beja – situado no seguimento da Base Aérea N.º 11 (BA11) – e no Aeródromo de Trânsito N.º 1 (Figo Maduro, Lisboa).
No dia da final, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego nesta altura regista uma média diária de 425 movimentos. Na véspera e no dia seguinte à final estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela.
Desses movimentos, apenas 80 aeronaves (entre elas 20 charters) ficarão estacionadas no Aeroporto de Lisboa, que já havia esgotado a sua capacidade para os dias 23, 24 e 25 de Maio há algum tempo. Por esta razão, ficarão estacionadas em Beja entre 15 a 20 aeronaves, no Porto cerca de 60 e em Faro 35.
No caso do Aeroporto de Beja cerca de 90% dos passageiros chegam no sábado, dia 24 de Maio. Os voos não têm origem só em Espanha, uma vez que existem aeronaves com destino a Beja a chegar de vários pontos da Europa, esclarece o comunicado distribuído pela FAP.
O Governo anunciou ter criado uma excepção às regras do ruído nos aeroportos comunitários entre a meia-noite e as seis da manhã, para permitir o escoamento de tráfego aéreo relativo à final da Liga dos Campeões.
Esta excepção vai permitir a circulação de aviões nas madrugadas dos dias 23, 24 e 25 de Maio e foi divulgada pelos ministérios da Economia e do Ambiente em ‘Diário da República’. Será aplicada ao aeroporto de Lisboa, mas também aos do Porto, Faro e Beja, não só para facilitar o escoamento do tráfego, mas também por razões de segurança. Estas excepções incluem apenas as aeronaves que transportem passageiros de ou para a final da Liga dos Campeões, sendo necessário fazer essa referência antes de obter permissão para voar, avisa a portaria.
- Notícia relacionada: ‘Lisboa bate recorde absoluto de tráfego de aviões no fim-de-semana’
Sobre o horário nocturno imposto por Lei para o encerramento do aeroporto da Portela, defino-o como uma treta
Basta morar nas imediações para se ver que não é respeitado.
Ainda ontem as 02,00 saiu um voo para Israel
Tanto quanto sei, é sempre possível, mediante o pagamento de uma multa. Como aliás em muita coisa da Lei Portuguesa.