A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai realizar na próxima semana um exercício avançado de busca e salvamento, nos Açores, que envolverá esquadras de voo e centros de busca e salvamento de cinco países estrangeiros.
“Durante o evento, serão recriados cenários com a utilização de meios aéreos, navais e terrestres, da Força Aérea, Marinha e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), contando ainda com a participação de esquadras de voo de Busca e Salvamento estrangeiras, nomeadamente do Canadá e de Espanha, e também de observadores, dos Centros de Busca e Salvamento de Halifax, Cabo Verde, Lyon, Canárias, Madrid e Boston”, adiantou o Comando da Zona Aérea dos Açores (CZAA), em comunicado de imprensa distribuído nesta sexta-feira, dia 15 de setembro.
O exercício “ASAREX17” decorrerá entre segunda e sexta-feira, com a partida da Base Aérea nº4, na ilha Terceira, estando integrado no VII Encontro de Busca e Salvamento dos Açores.
A iniciativa será conduzida pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), em coordenação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).